A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, setembro 12, 2008

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (65ª)

Ainda Manuela e Menezes

Nunca um Domingo foi tão ansiado pelo mundo da política portuguesa como aquele que passou. O motivo era muito nobre: o discurso de Manuela Ferreira Leite (MFL) no encerramento da Universidade de Verão do PSD e que, ao mesmo tempo, quebrava o prolongado silêncio político.
Sobre o discurso temos três ideias: primeiro, foi um discurso em que fez uma análise centralizada na crítica (esperada) à governação socialista; segundo, apesar de se ter ouvido falar em mudanças na carga fiscal durante a sua exposição, a verdade é que não consegui depreender nenhuma proposta ou projecto que fosse realisticamente alternativo ao actual panorama governativo; em terceiro, face à intervenção de MFL e se não houver uma mudança de postura do PPD/PSD, aquilo que o maior partido da oposição pode ainda contribuir, em termo eleitorais, é impedir que o PS vença com maioria absoluta, porque sinceramente aquilo que assisto, a um ano das eleições legislativas, é um PSD com grande inércia e sem força suficiente para chegar ao poder em 2009, e muito menos vencer com maioria absoluta. Espero que haja mudanças no PSD, para se saber com clareza qual é o seu projecto e sobretudo para despertar o interesse e o entusiasmo na política portuguesa.
Curiosamente nesta semana Luís Filipe Menezes, numa entrevista televisiva, apareceu com o perfil de um verdadeiro líder da oposição: com ideias e propostas muito concretas em várias áreas da Sociedade, sendo essas do campo ideológico do PSD. Pena é que esse “Menezes” que surgiu nessa entrevista, não tenha sido o “Menezes” líder do PSD que antecedeu a MFL.
Em suma, sejam MFL e Luís Filipe Menezes, ou Santana Lopes ou Passos Coelho, os líderes do PSD, a verdade é que o partido não vai no bom caminho e neste momento não tem pujança para triunfar em 2009.

By Afonso Leitão

2 comentários:

Anónimo disse...

Estimado amigo.
Li a sua crónica . Esta semana
voltou á política.
As eleições salvo erro são nos finais do próximo ano.
Que façam como os alunos quando
vão com fracas notas numa disciplina.METEM LECIONONISTA.
Que façam o memsmo.
Um abraço
Bartolomeu

Anónimo disse...

srº BV: sim porque aquilo que se vê no Plenário da Assembleia da República faz-me lembrar uma sala de aula de meninos mal comportados.
Um abraço