A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, setembro 29, 2009

A maioria do PS ...

Anda por aí muita boa gente a tentar desvalorizar a vitória do PS . Ele é que desceu 10 pontos , ele é que perdeu votos em todo o sítio , ele é que deu votos para todos , agora é que se vai ver à rasca para formar governo pois ninguém quer juntar-se a ele , etc. etc. etc.
Enfim todos ganharam as eleições , menos quem as ganhou !!!! Que foi o PS .
Caríssimos comentadores de toda a espécie e feitio , as eleições legislativas foram para os eleitores escolherem "livremente" quem queriam que  governasse Portugal na próxima legislatura e o veredito foi inequívoco . O povo escolheu o PS com 7,5% sobre o segundo mais votado o PSD , o resto são faitdivers . Toda a gente tem que assumir as suas responsibilidades e governar Portugal no novo contexto político agora surgido. Ainda ontem o Conde da Marmeleira , vulgo Pacheco Pereira , dizia que o seu partido tinha apresentado aos portugueses o seu programa , que era muito diferente do do PS e que portanto nada feito , nem sequer iriam aprovar o orçamento. Todos os outros disseram , mais ou menos o mesmo .
Esquecem-se que os seus programas não foram eleitos pelo povo português , o único que foi eleito para governar foi o do PS.. Quero com isto dizer que todos, incluindo o PS ,  têem estrita obrigação , uns mais que outros , tendo em atenção as respectivas votações , de ceder o mais possível até conseguirem chegar a um entendimento , pois outro valor muito mais alto que eles , os partidos , se levanta ,que é Portugal..
Por mim , não me agrada a fórmula das maiorias absolutas , prefiro governos minoritários com acordos de incidência parlamentar ou , em alternativa , de coligação. Isto parece difícil , mas penso muito convictamente que aquele ou aqueles que neste momento não se disponibilizarem de boa fé para essas soluções , serão significativamente castigados em próximos actos eleitorais .
Tenho muita confiança que o único vencedor destas eleições , o PS , conseguirá levar a bom termo as negociações que vai levar a cabo , pois isso contribuirá para fortelecer a democarcia e promover a melhoria das condições existentes em todos os domínios do povo português.

5 comentários:

IFFT disse...

Agora é que vamos ver a categoria do político José Sócrates!
Na democracia em que vivemos e no Parlamento sufragado pelo Povo Português, terão que ser negociados com as diversas forças políticas em presença, as leis a alterar,modificar ou a criar e não como até aqui, a impor unilateralmente.
Aguardo, com uma certa curiosidade, o desenrolar dos próximos capítulos, da nova saga socialista.

Unknown disse...

Concordo contigo mas todos têem que se adaptar ao novo contexto , não só ele . Deve-se acabar com a política do quero, posso e mando (PS) e também da do bota-abaixo (PSD-CDS-CDU e BE ). Vamos então ver quem são os verdadeiros politicos e acima de tudo patriotas.
Mas atenção , não se devm baixar muito , pois podem ver-se as cuecas ...

IFFT disse...

Não pretendes dizer que patriotas são aqueles que exercem o poder a qualquer preço, pois não?

Unknown disse...

É claro que não , mas o óbvio é que cada um tem de pagar o seu preço , conforme o mandato dos eleitores , depois de haver a devida correcção .
Por exemplo , o PSD é um partido que caminha há muito para deixar de ser um partido de poder , vai-se esvaziando , e o seu poder negocial para poder exercer o poder é muito baixo ( mais baixo só o PCP ) , apesar de ser o 2º partido mais votado. O CDS é o partido com mais poder negocial e foi a 3ª força política , seguido do BE .
Mas como já todos disseram , nenhum quer fazer coligação com o partido , ínequivocamente mais votado, o que fazer ?
Ps governar sózinho , não tendo os outros ,outra hipotese que não seja irem a reboque .
Depois as consequências serão trágicas para eles ....

Anónimo disse...

"Este imenso cenário está montado numa extraordinária bizarria do sistema. Vejamos: todos os partidos aumentaram de deputados, incluindo o PSD. O PS, o único que perdeu em votos e em parlamentares, foi, afinal de contas, o vencedor!"
Baptista-Bastos
DN/30.09.09