A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, novembro 21, 2009

Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Bragança ... ( AAALB )

Do meu ilustre e grande Amigo Armando Praça , companheiro de largas aventuras ,recebi o seguinte email que não resisto a transcrever.

Caro Amigo Helder:
 
Desde que, em Outubro de 1962, pude estar nas reuniões dos Antigos Alunos do Liceu de Bragança, quando na efeméride do 1.º de Dezembro eram efectuadas em Lisboa. Inicialmente, tinha muito gosto em saudar os novos alunos, por telegrama, para que soubessem que quem já tinha passado por lá estava presente.
De seguida, não me ocorre a data, deu-se fim a esses festejos, mas continuaram-se a fazer jantares em Lisboa, normalmente organizados e bem por colegas mais antigos, que respeitávamos. Penso que a última, à qual compareci, foi feita na CooperativaMilitar, com muita gente, da qual já morreram alguns, infelizmente.
Mas houve uma cisão, entre os mais novos e os mais velhos, penso que nos anos oitenta, de tal forma que foi tudo "por água a baixo". Entretanto, já depois do ano 2000, houve um jantar em Algês, muito agradável, mas com pouca gente.
Durante alguns anos era a minha irmã, Maria Clara, que estava presente, quer no Porto, quer em Bragança. Depois comecei eu a ir às reuniões dos Estudantes. O ano passado fui intervencionado com uma "RTUP", penso que são estas as siglas, pelo que ainda falei pelo telefone com os nossos colegas Cepeda e o Genízio.
ive pena, mas não podia ir!
No início, quando recebi o E-mail, pareceu-me Span!
No entanto, a colega Zélia  Padrão e o nosso colega Isaías Teles, telefonaram-me pelo que fui inscrito para o almoço do 1.º de Dezembro, na Catedral da Cerveja.
Lá estaremos, no almoço do dia 1.º de Dezembro.
Quando tive conhecimento dos almoços organizados pelo colega Paula,  onde nos encontrámos, acedi, mas depois acabaram os almoços!
Não fico admirado com a falta da presença da juventude, pois tenho verificado que a mudança das mentalidades está na origem do afastamento das pessoas. Deste modo, aglutinar os antigos Alunos do Liceu de Bragança será muito bom, mas há que incentivar os "Novos Alunos", que não sei se também se reúnem.
Desde que acabaram com o figurino de "Liceu" e acabaram com a efeméride do "1.º de Dezembro", uma associação só poderá vir a vencer "no tempo", desde que sejam incentivados os mais novos.
Estes poderão estar presentes, desde que se lhes ofereça qualquer ideia que se coadune com as suas tendências. Oferecer-lhe temas como "Agricultura", nem pensar, mas se esta vier a ser "pintada de" "Amor ao Ambiente", quem sabe "Ambiente de Amor" , outro "Segurança do Ecosistema", "Incêndios em Matas versos Gestão de Energia", "Eficiência Energética ", ou o antigo dito "Ou Mato ou Morro", poderão ser temas para sensibilizar a Juventude. Em tom de brincadeira escrito, é ponderável que a velha Saudade do nosso passado é muito bonita, mas, como a garotada afirma "Não vende!".
Antigamente tínhamos uma Alma Grande e agora os jovens também têm, mas há que descobri-la, à sua "bitola" de vida.
Nesta crise, esta ideia do "tocar a reunir dos transmontanos", neste mundo de ataques "portuscidas", em que consigamos reunir as nossas ideias, num projecto de conjunto, tem muito valor.
A colheita 63 será o despoletar de desejos de vencer... na óptica dos nossos pais "lembra-te que és Transmontano, tens que vencer!".
Mesmo com a actual vivência, continuo a dizer que os nossos país tinham razão: "Somos Transmontanos! Temos que vencer, nem que seja ao dar o sentido à camaradagem".
É de louvar a tua iniciativa.
No dia 1.º de Dezembro vamos ao "abraço, aquele abraço, esperando que não seja o último".
Manda-me a hora do início da reunião.
Saudações amistosas
Armando Praça

-------------------
Este email é uma resposta a um que enviei a todos os Antigos Alunos que têm email , sugerindo a criação duma  AAALB . Durante o almoço será debatida  se houver base e vontade para isso .A mim não me falta.

Um grande abraço para ti e muito obrigado pela tua contribuição.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Armando Pinto Praça.
Julgo que há mais de 20 anos
que não contactavamos.Possivelmente
nunca mais vieste a Bragança.
Gostei do teu artigo.
Um abraço.
Bartolomeu

Jorge Marrão disse...

O Praça é um valente.
Quero estar com esses!