A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, novembro 05, 2009

O almoço do 1º de Dezembro de 2009 em Lisboa

O ano passado  fui a um almoço de confraternização de antigos alunos do Liceu Nacional de Bragança ( Liceu Emídio Garcia ). Não nos víamos, a maior parte, há mais 40 anos. 
Nada mais arriscado, pensei, do que confrontar sete anos de memórias colectivas com quatro décadas de vida adulta, tempo em que o destino se encarregou, inevitavelmente, de cada uma de nós. Risco que foi ultrapassado pelo mergulhar voluntário e gratificante nas minudências de um quotidiano longínquo, pequenas recordações, anedotas, rebeldias, feitos e derrotas, num tempo e num espaço que, à distância, parecem inventados, retirados de uma outra encarnação: as batas brancas das meninas , o recreio, o jogo "do matas" ,"ringue" , "está quieto" do "anel" para enfim tocarmos as mãos das meninas , a fatiota da ginástica, as professoras que nos pareciam velhas mas eram novas, as fugas para o Flórida e para as livrarias  Cristal  , Mário Péricles  e as excursões a Leon ,  Valhadolid , viveiro das trutas em "França"  .... Os festivais de ginástica no fim do ano , os jogos de futebol , as idas ao Sabor ,  Moinho dos Padres e  os bailes particulares.
Ms o melhor era o 1º de Dezembro , o cortejo onde havia marcações às meninas, o teatro e principalmente os ensaios , onde se ensaiava muita coisa ... o tradicional baile e por fim a Ceia final , para não falar das ceias intercalares feitas com os tradicionais roubo  das galinhas , muitas vezes com a conivência das meninas . Lembro-me de um, ao galinheiro do Governador Civil ao tempo , em que houve forte conivência duma menina muito bonita ( usava uma linda trança ). Para ti um grande beijinho se leres isto .
Este ano em Lisboa , vai acontecer a mesma coisa e sairemos da lá muito mais reconfortados com a   n/memória e com nós mesmos.
Lás vos espero caríssimos contemporâneos .

10 comentários:

Anónimo disse...

olha là HB eu particiei no teatro do 1° de dezembro, ia todos os dias aos ensaios, mas so me lembra de ensaios, nada mais !!!
Em que ensaios andàste tu ?
Encontrei em bragança o Xico e a Néninha , achei-os optimos pois, a não ser nas fotos, jà muitos anos que não os via .
C.

HBZADAS disse...

Para já C. não andaste no meu ano .... mas eram bons tempos não eram ?

Rosa dos Ventos disse...

Leste as "Memórias Escolares" da Zezinha Nogueira Pinto hoje no DN!

Abraço

Unknown disse...

Li e adaptei , veio mesmo a calhar ...

nikita disse...

Gostei muito do texto, mas nãome lembro das coisas de que falas. Por mim ia de casa para o liceu e do liceu para casa e nada mais... E os ensaios eram mesmo ensaios...
Mas tenho saudades desses tempos, e até de alguns professores por muito que nos fizessem sofrer...
Maria Julieta Sendas :))

Unknown disse...

É como dizes , razão porque eras boa aluna e eu não.
GOstei de te ver aqui , que continues e que apareças no nosso almoço , juntamente coma tua mana.

Anónimo disse...

Sim, que bom é recordar, recordar especialmente os belos anos decorridos no nosso Liceu.
H.B.,tem o condão de os trazer até nós com tanta pureza e simplicidade de alma! É bom ter um conterrâneo e amigo assim.
Deixo o testemunho de um nosso grande poeta, que nos ajude a viver, "a metabolizar as perdas"(peço autorização ao autor e a D.O.por transcrever esta profunda expressão)e a sermos felizes
"E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se evolam tantos anos"
David Mourão Ferreira

Urze dos Montes

Anónimo disse...

Saúdo a "estreia" da Julieta no blog.Gostei muito de ter notícias dela por esta via. Espero encontrá-la no nosso almoço do 1º de Dezembro. Um abraço para a Julieta.

LP

HB, contactei os meus conhecidos a quem pedi para se inscreverem no almoço até ao dia 15 de Novembro.

Anónimo disse...

Julieta,um abraço para ti.Aparece por aqui mais vezes.Este blog ganharia muito se "a nossa gente do liceu" fosse aparecendo.
gb

Anónimo disse...

Um grande abraço para a Julieta que não vejo há muitos anos.M.A.A.