A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, novembro 10, 2009

Os muros ..

A propósito do muro de Berlim que foi deitado abaixo há 20 anos e de outros que andam a construir , nomeadamente o da Palestina e o da fronteira entre Estados Unidos e México  ( cujo fim vai ser o mesmo , dentro de alguns anos ) também eu vi muitos muros e tive que saltar alguns.
Morava em Bragança em frente à Polícia ,  Largo das Eiras de São Bento , que estava rodeado de muros por muitos lados .
Logo em frente , o da Polícia que tinha saltar e depois correr a bom correr ,ou de um lado ou do outro conforme a bola ía ou não para lá .
No canto esquerdo junto ao negrilho estava a quinta do Coronel Salvador Teixeira , tinha um portão grande e aguilhoado e um muro com vidros partidos colados ao cimento , motivos mais que suficientes para eu perscrutar o seu interior muito bem escondido. Pior ainda era quando a bola entrava e depois ainda deslizava para uma parte mais baixa onde havia uma casa de arrecadações . Tinha que saltar o muro ou o portão saltar para o tal declive e depois fazer o inverso , tudo num tempo record para não ser apanhado pelo feitor ou pela polícia que estavam sempre à coca.
Depois ía para a escola da estacada e havia o muro das meninas do colégio e do museu que ás vezes tinhamos que escalar , ou para ver as meninas no recreio ou para ir buscar as bolas . Lembro-me bem do medo que tinha em saltar o muro do museu , o seu guarda não era para cócegas. Para encurtar caminho , daqui para a escola , saltávamos o muro da quinta do Srº Américo ou então tentávamos abrir o portão, o que era mais difícil.
Havia muitos mais muros , por hoje chegam estes , mas o muro do seminário e o do Campo de Futebol  junto ao Toural ,eram  os  mais difíceis e perigosos . Qualquer dia , contarei algumas histórias sobre eles.
Hoje já não existem os muros da Quinta do Coronel Salvador Teixeira nem os da Quinta do Sº Américo . Faço sempre aquele giro quando vou a Bragança  e digo-vos uma coisa , aquilo está simplesmente irreconhecível , que saudades eu tenho daquele tempo e dos meus amigos da escola , os irmãos Carlos Silva  ( Armando e Carlos ), os irmãos Costa ( Zeca e Basílio ) , o Tony Campos , o Orlando Padrão , o Telmo Seixas  , o Niso , o Pássaro , o Eurico Falcão , o Valdemar (Espanacha) , o Rui , os irmão Horta ( João e Chico ) e mais uns tantos que agora não me lembro .

Sem comentários: