A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, junho 18, 2010

Piódão-Uma beleza

O que se terá passado para o Isaías, defensor acérrimo do seleccionador nacional e profeta de feitos gloriosos no Campeonato Mundial de Futebol que está a decorrer na África do Sul, ter desaparecido de circulação, após a forma como decorreu o primeiro jogo, considerado pela imensidade dos seus detractores um desastre absolutamente lastimável, mas previsível?
Continua ele a defender o Queiroz e a pensar que não vê nenhuma equipa a jogar melhor que a nossa?
O motivo porque tenho andado afastado da vossa estimada companhia e não ter respondido às vossas perguntas, deve-se ao facto de, como habitualmente nesta altura, ir com os meus amigos militares, comer um cabrito assado a casa de um deles, nas faldas da Serra da Estrela, onde possui um Solar em Lourosa e nos alberga a todos.
Fomos quarta-feira de manhã e após o almoço demos um passeio maravilhoso até ao Piódão. O jantar desse dia foi a sessão principal e tratou-se de uma cabritada no forno de lenha.
Depois de bem comidos e de bem bebidos, uma sessão de bridge, até altas horas da noite, para alguns, serviu para ajudar à digestão. Outros, conversaram sobre os mais diversos temas, mas como será natural recordaram as suas vivências da vida que abraçaram ainda jovens e que tantos sacrifícios , amarguras e cabelos brancos lhe causaram.
No dia seguinte fomos até Viseu e no Regimento de Infantaria 14, os ainda capazes, defrontaram uma equipa de veteranos da Unidade, que tiveram a simpatia de empatarem connosco a 1 bola.
Seguiu-se um almoço de confraternização entre as equipas e os oficiais da Unidade. Momentos que sempre ajudam ao fortalecimento do espírito e da solidariedade militares.
Mas, este ano a novidade do passeio ao Piódão surpreendeu-nos pela beleza e espectacularidade da sua paisagem, com as suas estradas sinuosas e estreitas que serpenteiam pelas encostas xistosas da Serra do Açor, cobertas de um manto verde onde sobressai de quando em vez a coloração amarela das giestas, tojos e carquejas e a cor lilás das urzes.
Ao longe vêem-se manchas de pinheiros, carvalhos e castanheiros.
Depois de um passeio pela serra sempre a descer, aparece lá no fundo, Piódão, com as suas casas de xisto e ardósia, rodeado de uma verdura viva, parecendo um quadro de um pintor afamado.
Uma beleza!
Mas, voltemos à bola.
Continuo a acreditar no Carlos Queiroz e nos feitos da Selecção Portuguesa.
Sobre o jogo com a Costa do Marfim penso que a exibição foi pautada pelo respeito pelo adversário e calculista quanto baste, para não comprometer logo no primeiro jogo uma difícil e problemática passagem à fase seguinte. Veremos. A aposta continua de pé, caríssimo Helder.
Quanto a selecções jogarem mais que a nossa, talvez a Argentina. O resto? É só foguetório e boa imprensa.
Fé não me falta. Vocês continuem a representar o português típico!E a contribuir para que isto continue sempre na mesma!

4 comentários:

DuarteO disse...

Não há pior cego do que o que não quer ver.

Anónimo disse...

Bela fotografia, bela paisagem, de certeza uns dias muito bem passados. Isso é muito mais importante que disputas políticas ou outras, já que o valor da amizade se sobrepõe a todas. Que Deus vos permita repetidos encontros, ao longo de muitos e bons anos.
Abraços
Fbbc

mc disse...

Uns dias bem esforçados e ricos para o corpo e o espírito. Força!
Quanto ao futebol, logo veremos. Pensar que foi há 44 anos que os coreanos do norte se cruzaram connosco , carrega de tinta forte a passagem veloz do tempo . E não é que um deles fala português?!! "Cristiano Ronaldo mais bom jogador que mim ", disse ele.

Aproveito para desejar rápida recuperação ao DO- pôe-te em forma!

Francisco Almeida disse...

Que belíssma "cascata" nos oferece Piódão ao encostar-se de forma tão cúmplice à Serra do Açor!
Sorte a tua que pudeste contemplar tão magnífica panorâmica e gozar bons momentos de convívio!
O meu obrigado por me relembrares um dos recantos mais pitorescos deste nosso Portugal.
Quanto à selecção... não quero perder a réstea de esperança que ainda conservo. Continuo, como tu, a acreditar não no C.Q., mas em boa parte dos jogadores que a compõem!
Um abraço a todos e, ... oxalá!!!