A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, junho 24, 2010

Vinho pode proteger o cérebro de AVC

Os investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, confirmaram que o consumo moderado de vinho tinto pode oferecer uma protecção contra os danos causados por acidentes vasculares cerebrais. Segundo os autores do estudo, a presença da substância resveratrol, um polifenol, encontrada nas cascas e nas sementes de uvas pretas, aumenta os níveis de uma enzima que protege as células nervosas do cérebro. Até agora sabia-se que o consumo moderado de vinho tinto era benéfico para o coração. No estudo foram utilizados ratinhos que ingeriram resveratrol preventivamente, tendo-se verificado que estes sofreram danos menores que outros animais após um acidente vascular cerebral isquémico induzido. Durante a pesquisa, os cientistas interromperam o fornecimento de sangue ao cérebro para avaliar os efeitos da substância sobre as células cerebrais. 
Uma vez que cada vinho tinto possui quantidades diferentes de resveratrol, os cientistas não conseguiram ainda definir qual a quantidade da bebida que cada pessoa deve ingerir para conseguir alguma protecção. Pelas experiências realizadas até agora, Sylvian Doré, professor de Medicina Intensiva e Farmacologia Molecular da Universidade Johns Hopkins, acredita que o organismo possa precisar de uma dose pequena da substância para activar o sistema de protecção enzimática do cérebro. O investigador está agora a estudar os benefícios terapêuticos do resveratrol após os danos cerebrais causados pelo acidente vascular cerebral.  

In I DE ONTEM

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

No verão estou em risco porque prefiro o branco bem fresquinho!:-)

Anónimo disse...

E por isso que eu como muitas uvas!!!
C.

DuarteO disse...

Já o Eça dizia: "branco não é vinho"!

Vinho é tinto!

VIVA o TINTO!!

Anónimo disse...

Cá por mim sou como o Jacinto, tanto pode ser branco como tinto...

Zélia