A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, dezembro 21, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (43ª)

Ano desportivo

Devo confessar que estou muito entristecido com o ano desportivo do meu Benfica.
Em primeiro lugar, e relativamente à época de 2006/ 2007, não cumpriu os seus objectivos primordiais a que se comprometeu, que aliás correspondem àqueles que distintamente um clube dotado de uma inestimável grandiosidade e mística deve ter, que evidentemente são: a vitória do campeonato, da Taça de Portugal (internamente); ao nível externo, a equipa encarna, apesar de tudo, atingiu uns respeitáveis quartos-de-final da Taça UEFA. Mesmo na última jornada, como a possibilidade de se sagrar campeão, pessoalmente ainda sonhei. Mas, enfim, fui apenas utópico. Seria uma quimera da minha parte.
Esta época, posso me congratular com a passagem do SLB na 3ª pré-elimanatória da Liga dos Campeões ao triunfar diante do FC Copenhaga. Aliás, tive a oportunidade de assistir no grandioso Estádio da Luz (que não comparação com o Dragão ou com o Alvalade XXI) à vitória do glorioso por 2 a 1, com os golos de Rui Costa.
Com a chegada de José António Camacho, o SLB ganha novo fôlego e dinâmica, como seria de esperar, mas neste momento penso que a equipa ainda não está com o potencial desportivo e competitivo do FC Porto. Bom, já não falo do Sporting pois esta época também tem revelado grandes debilidades no seu cômputo geral. Por isso, creio que o 2º lugar é relativamente justo, mas não se pode desistir porque o Porto vai perder ainda muitos pontos, bem como espero que tal se suceda com a equipa leonina.
Saudades vou tendo daqueles fins-de-semana em que Porto e Sporting perdiam e o Benfica ganhava. Já nem me lembro.
Finalmente, uma palavra para as claques. Assisti, na época passada aos tristes incidentes do jogo Benfica x Porto, bem como já nesta época assisti a cenas degradantes das claques do Benfica (particularmente nas partidas com o Porto em que perdeu, e, ontem, com o Estrela da Amadora) e das do Sporting (especialmente no final da partida com o Dínamo de Kiev). Cada vez me convenço mais que o fenómeno das classes são o reflexo do maior anti-desportivismo e da falta de paixão aos clubes.
Desejo a todos os colheiteiros um feliz e próspero Natal.

By Afonso Leitão

10 comentários:

Anónimo disse...

Espero e desejo que sejam só estas as suas decepções na vida "!!!
Bom Natal para os Leitões.
JS

IFFT disse...

Relativamente ao Benfica acreditem no que ando a dizer desde o ano passado.
Não me acusem só de ceguinho...
Mais cego que os cegos ...só os infalíveis.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Eu não queria acicatar este teu lamento, a propósito do não sucesso do "teu" Benfica. Permite-me que te diga: a onda é azul e o azul é uma cor bem bonita! Amanhã...teremos, provávelmente, outra onda. Mas se continuar a ser azul fico bem contente!

Votos azuis, vermelhos, verdes e outros que tais para que todos tenhamos um bom Natal e feliz Ano Novo.

Um abraço a todas/os colheiteiras/os e aso recém-chegados que são todos bem vindos.

Aquele abraço

Francisco Almeida

Anónimo disse...

Afonso só no fim do campeonato,é
que contam os pontos.
Não se recorda no ano passado,que o FCP.levava uma diferença considerável em relação ao SCP.e SLB.Pois ao intervalo no último jogo o Porto empatava em casa 1-1
e a manter este resultado lá ia
o campenato para os Leões.
Ainda falta muito para o fim
Um abraço e um Bom Natal
Bartolomeu

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo comentário que fiz a propósito da crónica desportiva. Cuidei que me estava a meter com o Helder!
Só depois reparei que o seu autor era o Afonso.
Renovo as minhas desculpas.
Um abraço
F. Almeida

H.B. disse...

Não desanimes Afonso Leitão
Pois o Porto perdeu, no Nacional
O Benfica vai ser campeão
E isso,só será no FInal

E esta Hein!!!

IFFT disse...

O que seria dos lampiões se não fosse esta sua nostalgia dos anos 60...e a de uma mentira repetida muitas vezes passa a ser uma verdade...
Com um abraço.

H.B. disse...

Desde que seja vermelho é sempre de bota-abaixo não é IF ? Podias aproveitar esta época natalícia e adocicar os teus ódios de estimação..

Anónimo disse...

Olá Afonso... Tou a ver que a febre Benfiquista ainda continua bem viva... fazes tu muito bem!! .... S.L.B.....BENFICA.... eu coitadita de mim... tou lá no porto.. nem me posso manisfestar.. senão afogam-me no Douro!!!:-) beijos grandes... Um Feliz e Santo Natal.. MUITAS PRENDAS NO SAPATINHO..

Anónimo disse...

E o Porto lá perdeu!!!!!!!!!
Feliz Natal, Afonso

A.S.M.