A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, outubro 12, 2008

O crime do Padre Amaro

Romance anticlerical dos mais ferozes, é ambientado em Leiria, onde o Padre Amaro Vieira, ingênuo e psicologicamente um fraco, vai assumir sua paróquia. Hospedando-se na casa da Senhora Joaneira, acaba por se envolver sexualmente com sua filha, Amélia. Amaro conhece, então, o cinismo dos seus colegas, que em nada estranham sua relação com a jovem. Grávida, Amélia acaba por morrer no parto e Amaro entrega a criança a uma "tecedeira de anjos". Morta também a criança, Amaro, agora um cínico descarado, prossegue com a sua carreira. O romance, que critica violentamente a vida provinciana e o comportamento do clero, foi, durante décadas, leitura proibida em muitas escolas de Portugal e do Brasil.

Vi ontem na SIC pela não sei quanta vez o filme em cima e gostei da forma moderna como foi abordada a situação , colocando-a nos tempos de hoje. Aconselho vivamente esta versão interpretada pelo Nicolau Bryner e pela Soraia Chaves.

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

A vida provinciana e o comportamento do clero não mudaram muito...não digo em casos tão trágicos como este, mas os padres por aqui e provavelmente por todo o país são um braço armado da direita retrógrada!

Abraço

Anónimo disse...

Leitura proibida em escolas durante décadas... setenta , pelo menos!

Anónimo disse...

Que exagero! Setenta... anos!!! Sete décadas!