A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, janeiro 29, 2007

SONDAGEM M/BLOGUE

Resultados do n/Blogue sobre a vitória do Não ou do Sim no referendo do próximo dia 11/2/2007
Sim - 8
Não - 7
Como se pode verificar está tudo muito equilibrado e ninguém pode cantar vitória. Cá para mim vai acontecer como no último referendo e só sobre a meta as coisas se decidirão.
Estou a acompanhar com muita atenção as campanhas quer do Sim quer do Não e penso que discutem tudo menos o essencial.É lamentável que o Não mostre imagens do feto de abortos com mais de 5 e 6 meses, porque isso não corresponde à pergunta, com também o é o facto do Sim, mostrar fotos de mulheres presas, quando ainda não o foram. Cada um deve votar em consciência e responder apenas à pergunta que é formulada, deixando-se de tergiversões , remoques de consciência ou hipocrisias .
Queres que a mulher seja presa, vota Não, queres que não seja presa vota Sim. Tão simples como isto, nada mais...

8 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente à conclusão considero que não é isso que está em causa. Não é uma questão punitiva mas de consciencialização e de responsabilidade perante os seus actos. É tudo uma questão mentalidade cívica. Mais, vou divulgar o artigo 24 da Constituição da República Portuguesa: 1) “A vida humana é inviolável”. Ora, a constituição é a lei máxima de um Estado de Direito Democrático e é apriori para cumprir e fazer cumprir.

H.B. disse...

Afonso : exemplo típico duma tergiversão Por esse raciocínio aonde iríamos parar !!!! Também segundo a Constituição cada um é livre de expressar o que sente, desde que não colida com a liberdade dos outros.

Anónimo disse...

Afonso,

Admirei-me com a tua posição e argumentação sobre esta tão polémica matéria da IVG. Como jovem que és, admitiria que optasses pela posição mais fácil. Eu penso que por detrás da pergunta não está só a questão da punição e da prisão. Também acho que não estás nada a tergiversar. Pelo contrário, pois tens uma posição clara sobre o assunto.

Meu caro amigo Hélder,

Não serás tu que estás mesmo a tergiversar? Então não és livre de expressar a tua opinião?

Para os dois vai um abraço amigo
Lena Pires

P.S. - Não votei no inquérito do nosso blog e NÃO vou votar no referendo porque não tenho uma opinião esclarecida, consciente e definitiva sobre uma matéria tão delicada tanto sob o ponto de vista do Sim como do Não.

Anónimo disse...

Helder, a pergunta devia realmente ser tão simples como isso.Assim,ninguém teria dúvidas.
Gélica

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a Gélica e com a Lena e por isso vou votar em branco!!! A questão não se resume a tirar uma vida ou a prender uma mulher... para os que defendem que está em causa tirar uma vida, pergunto: é legitimo deixarmos nascer crianças não desejadas pelos pais, que irão passar a sua vida numa instituição, sem amor e sujeitas a maus tratos, que quando adultas também vão gerar crianças não desejadas? Aos que resumem o assunto à prisão das mulheres pergunto ( e tu pai que já me confessaste ter visto uma ecografia às 10 semanas que te sensibilizou)é legitimo ter uma vida sexual irresponsavel e depois "matar" um ser vivo, só porque afinal não se quer ter uma responsabilidade para toda a vida?
Cada vez mais devemo-nos preocupar em prevenir e não em remediar e para mim o aborto trata-se de remediar.
Graça Barreira

Anónimo disse...

Pensem todos comigo: se o SIM ganhar agudizar-se-á as desigualdades perante a lei (o que viola a Constituição) e os problemas da clandestinidade não serão resolvidos. É esbanjar dinheiro com nacionalização desta prática, quando se poderia investir no apoio à maternidade e às mulheres? É para isto que querem que vença o SIM?

Anónimo disse...

De acordo , matéria extremamente delicada e que apela a consciência
de cada um... outros países tiveram
o mesmo problema, a discussão processou-se do mesmo modo, um rei
foi obrigado , devido a convicções
religiosas a abdicar 24 horas e dar
assim a possibilidade de se votar
uma lei tão necessária ...
Funcionou ... de que têm medo ?
Concerteza que a clandestinidade vai acabar, não duvidem ...
Coragem, abraço da Blá

Anónimo disse...

Eu não quero que a mulher seja presa e vou votar NÃO!Acho que o problema não pode ser colocado dessa maneira tão radical!Se o problema fosse apenas de despenalização da mulher podem estar certos que as vastas maiorias de esquerda que tanto e tão bem têm legislado na Assembleia de República já o teriam feito há muito!O problema é outro, é de princípios, é liberalizar ou não a prática abortiva!Ninguém quer, nem alguma vez quiz, ver mulheres presas razão pela qual não há exemplo de quaisquer prisões de mulheres que abortaram.Julgo haver sim de parteiras ou falsas parteiras que terão efectuado esses abortos!Também não é líquido que a maioria das crianças não desejadas pelos pais fossem entregues a instituições de solidariedade sem amor e sujeitas a maus tratos(!). Há muito boa gente que aborta porque quer, pelos motivos mais válidos ou fúteis,muitas vezes para esconder ao seu círculo de amigos algum deslize ou outras motivações respeitáveis ou egoistas.~Por favor não me venham com panaceias fundamentalistas.