A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Espanto! (há dias de sorte...)

Há cerca de 8 (oito) dias recebi o cartão da ADSE com o nome errado.
Enviei um e-mail para a ADSE referino o facto.
Dois dias depois tinha um e-mail de resposta referindo que registavam a informação e que o novo cartão seria enviado para casa.
Já o recebi, devidamente preenchido.

Hoje fui às Finanças, tratar de vários problemas.
Ia cheio de medo, pensando, "o que m' irá acontecer?".
Fui atendido de imediato por um funcionário simpático.
Tão simpático que pensei, "estás p'ra ma pregar".
Não pregou.
Resolvi tudo em 5 (cinco) minutos, a contento!
De seguida fui à Tesouraria pagar o IRS (por conta), fora do prazo!
Uma funcionária, sorridente e afável, em 2 (dois) minutos,
"esportulou-me" através do Multibanco.
Saí satisfeito, paguei mas fiquei contente.
Ao todo gastei 10 (dez) minutos!

Afinal nem tudo é burocracia neste País.
Alguma coisa mudou para melhor.

9 comentários:

Anónimo disse...

Foi o teu dia de sorte. Hà dias um amigo meu também teve o seu :
1º - Foi tomar o pequeno almoço, pagou com uma nota 5 euros deram-lhe troco de 10.
2º- Foi almoçar, pagou com uma nota de 10 euros, deram-lhe troco de 20
3º Foi jantar pagou com 2o deram-lhe troco de 5o
4º- Com tanta sorte foi a uma "Casa de meninas", não é que quando ía a subir a sua mulher vinha a descer e não o viu !!!!! Hé...Hé...Hé...

Anónimo disse...

Caro Duarte,
É obvio que no nosso Pais muita coisa já mudou para melhor! Falo por experiência própria. É lamentável que os funcionários públicos sejam indescriminadamente rotulados de incompetentes, incapazes, etc. Como em todas as áreas e profissões há capazes e incapazes.
Não estou a puxar a brasa à minha sardinha, pois eu trabalhei 35 anos na iniciativa privada e sempre com estrangeiros.

Hélder,

O teu amigo teve "himalaias" de sorte!!

Lena Pires

Anónimo disse...

A ADSE é a instituição a que já recorri que mais confiança demonstra ter no "cliente" e a quem trata com cuidado. A minha experiência, felizmente reduzida ,com as Finanças, já não foi tão agradável; mas poder entregar o IRS pela Internet é óptimo.Algumas coisas de tão más que eram tinham mesmo que mudar, e ,pelos vistos, vão mudando.
Sempre em frente,Continuar, como diz o Bartolomeu.

Anónimo disse...

Amigo Osório: Foi mesmo o teu dia de sorte!É evidente que nenhum funcionário público é obrigado a ser simpático...é sim obrigado a ser correcto, diligente e eficiente, o que é bem diferente!Também não deixa de ser verdade que por vezes (por tão fartos estarmos de ser menosprezados)ao sermos tratados com correcção e a dignidade minimamente exigíveis achamos que estamos a ser muito bem tratados e que o funcionário/a foi muito simpático, quando no fundo não estaria a fazer mais que a sua obrigação institucional.Puxei pela minha memória e não consegui vislumbrar nenhum facto francamente abonatório e similar à situação que referis-te anteriormente.Contudo , negativos tenho himalaias deles para referir.Vou apenas relatar um que se passou comigo há já quase 3 anos bem ilustrativo daquilo que referi.Estando uma das minhas filhas, que nasceu em Espanha, a tramitar a aquisição da nacionalidade espanhola, necessitou de uma certidão de nascimento de narrativa completa e para esse efeito desloquei-me à Conservatória respectiva cá do burgo.Alertei a funcionária que como nascera em Espanha os seus documentos se encontravam nos Registos Civis Centrais em Lisboa.Foi-me passada uma guia de despesa de 15 euros e qq coisa e que deveria ali voltar dentro de uns 15 dias a fim de levantar o documento.Passado esse prazo e perante a minha comparência foi-me referido que ainda não tinha chegado nada!Passados mais 3 dias voltei lá e foi-me dito com a maior desfassatez que a minha filha não estava registada em Portugal!Referi à funcionária o ridículo da situação pois a minha filha tinha sido registada no nosso Consulado em Madrid quando nascera e como compreenderia a minha filha estava já na Faculdade de Medicina Dentária e que não podia estar matriculada na mesma sem bilhete de identidade!Respondeu-me já um tanto desabridamente que essa era a resposta dos RCC e que nada mais podia fazer a não ser devolver-me 10 euros e qq coisa tendo retirado 5 euros para despesas de correio!Eu disse-lhe que não tinha sido essa a importância que eu tinha pago e que portanto exigia a totalidade, já que não me tinha sido elaborada a tal certidão.Como não permito que me tratem mal ou no mínimo menosprezem, identifiquei-me à funcionária como Juíz Presidente do 1ºTMTL ,funções que eu desempenhava na altura, solicitando-lhe o competente livro de reclamações para lavrar o meu protesto.Fui então informado que só me daria o livro com ordem da Drª(Conservadora), tendo-lhe imediatamente exigido esse direito meu ( na altura não era muito divulgado ainda o tal livro de reclamações)pelo que aguardei um pouco.Enquanto aguardava, já 2 outros cidadãos se indispunham com outra funcionária por comportamento semelhante.Para surpresa minha a referida Drªpedira entretanto para eu me dirigir ao seu gabinete o que fiz expondo novamente a situação e o ridículo da mesma, ao mesmo tempo que lhe referi que iria dar conhecimento ao Ministro da Justiça das situações vividas por mim e pelos outros 2 cidadãos aos balcões da Conservatória.Escusado será dizer como tudo acabou em bem...vieram as necessárias e competentes desculpas,a totalidade da importância foi-me gentilmente devolvida , fui acompanhado até à porta e em troca ( mal confesso)abdiquei da tal queixa.Desloquei-me posteriormente aos tais RCC em Lisboa e solucionei o problema na hora!E esta ah?Achas que foi o meu dia de sorte?Em contrapasso no mesmo dia que eu tinha ido pela 1ª vez à Conservatória, a minha mulher tinha telefonado para a Conservatória da terra dela ( naquele país donde só vem bom vento e melhor casamento)para pedir precisamente um documento similar para fazer prova da respectiva maternidade, exigível no respectivo processo.Mas como ela estava em dia de sorte, recebeu na volta do correio a sua respectiva certidão e absolutamente grátis!!!Agora pergunto eu estamos ou não a ser desgovernados?

H.B. disse...

Amigo Vitor, andas realmente com azar, mas tem fé que algo há-de mudar e não podemos confundir a nuvem com Juno. Atrás de tempo, tempo vem ...
Um grande abraço e muitos contentores de sorte . Para os casos de má sorte, não sei nenhuma história, eu pertenço á classe dos "optimistas" e nunca trabalhei no Estado.

Anónimo disse...

A propósito de Finanças, tive um pequeno episódio com uma funcionária há já algum tempo e que passo a referir:Em 2 anos consecutivos o computador do serviço escalou-me para mostrar as contas do IRS.No 1ºano achei tudo normal,mas no 2º ano, confesso, ia já um pouco intrigado com tamanha coincidência em milhares de contribuintes!Apresentei os respectivos documentos de suporte que levava e levo religiosamente ordenados e perante tanta transparência e à vontade meu, a funcionária deu-me os parabéns por estar tudo muito bem!É claro que, á boa maneira transmontana, não pude deixar de lhe referir que era lógico que tudo estivesse certo, não fosse eu funcionário do Estado com as respectivas retenções na fonte.Sim sim mas o sr tem tudo muito bem organizado e não há nada a apontar,disse-me ela, ao que eu lhe referi alto e bom som (audível em toda a repartição)que caso as Finanças queiram encontrar irregularidades deixem de convocar funcionários públicos e convoquem antes aqueles cidadãos que se esquecem constantemente de passar recibos ( masque apresentam anormais sinais exteriores de riqueza) ou os patos bravos que toda a gente conhece cá na terra e a quem vocês por dever profissional melhor deveriam conhecer.VMB

Anónimo disse...

Se há área onde a burocracia ainda impera é precisamente nas Finanças.Pedi há tempos uma certidão de uma das minhas filhas em como não pagava ainda IRS por ser estudante e não ter rendimentos e qual o meu espanto quando,após uma boa meia hora na bicha ,
o funcionário me mandou preencher o respectivo questionário, me passou uma guia de pagamento de 3 ou 4 euros, que tive que ir pagar a outro andar na tesouraria tendo para o efeito de permanecer em mais uma bicha de outra meia hora , regressando depois à anterior repartição para provar o pagamento e onde tive que esperar civilizadamente que o dito funcionário acabásse de atender uma pessoa para me informar que voltásse passados 5 dias úteis para proceder ao respectivo levantamento.Quando fui levantar o documento e perante uma simples folha com quase nada escrito, como seria lógico(!)por ausência de matéria para tal ,manifestei o meu desagrado por tanta burocracia para nada ,ao que o também simpático funcionário me referiu que o documento até já estava feito há muito tempo...ao que eu abanando a cabeça nem respondi!!!VMB

Anónimo disse...

Ao ler e reler os meus comentários verifiquei que por vezes deixo passar um ou outro erro de ortografia motivado pela pressa, por confundir algumas palavras com o idioma espanhol (muito praticado em blogs onde também colaboro) e se calhar também devido à idade.Acreditem que o SR:DIONÍSIO me ensinou a escrever desfaçatez com "ç" e livremente com "v"...isto que eu desse por ela...As minhas desculpas.

Unknown disse...

Vitor, isso são considerados erros informáticos e sem qualquer valor..O que interessa é a tua colaboração e interesse no blogue e nos amigos