A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, maio 12, 2007

Amanhã é dia 13 de Maio ....

Foi no dia 13 de Maio de 1968 que este v/amigo chegou a Lisboa , são (duvido!!) e salvo , regressado da guerra em Angola , aonde permaneceu dois longuíssimos anos.
Por isso este dia faz parte do "Top Five" dos seus dias preferidos.

Era meio dia , avistámos terra pela 1ª vez e por volta das cinco da tarde atracámos e desembarcámos na doca da Rocha de Conde de Óbidos.
O navio "Uíge" de seu nome ,vinha completamente adornado para "Bombordo" (aprendi o termo nos escritos do Colheiteiro63 Isáias)pois todo os passageiros (só militares ) queriam vislumbar ao longe ou mesmo nas docas alguns familiares e amigos que eventualmente aguardariam a sua chegada.
Quem gozava com a situação era eu , pois não pensava que alguém estivesse à minha espera e portanto divertia-me imenso com o eu afã da procura . Diziam uns "meu alferes , ajude-me , se vir alguém com uma camisola vermelha, avise-me", outros " a minha namorada vem com um vestido branco", outros ainda"a minha família vem com uma grande bandeira do benfica".

Estava eu a tentar descobrir as suas famílias , quando olho para baixo e pareceu-me ver duas figuras conhecidas , tornei a olhar e custou-me a acreditar tal a surpresa que tive .

Eram os meus dois melhores amigos e também Colheiteiros63 , Isaías e Niso . Tudo parou , senti uma paz interior muito, muito grande , foi como se tivesse ficado limpo , foi como se nunca os tivesse deixado, foi como se nunca tivesse partido ...

6 comentários:

Anónimo disse...

Um grande escritor é o que consegue escrever como tu fizeste no último parágrafo.Parabéns.És um rapaz com sorte.E que a merece.Abraço.

Anónimo disse...

Belo testemunho! É como um hino a esse maravilhoso sentimento, a amizade. Que os três intervenientes neste episódio relembrem este dia por muitos e bons anos. Um abraço para os três.

Lena Pirs

Anónimo disse...

Helder. Não tive o prazer de efectuar
uma viagem de barco.Andei sempre de
avião .Contavam os nossos camaradas
que para lá ,por ex.pedias uma banana e queijo. Serviam.Mas de regresso ou uma banana ou queijo.
Já estavam servidos...
ENFIM
BARTOLOMEU

Anónimo disse...

Quase 40 anos passados!
Tantas emoções vividas!
Quantas pessoas conhecidas!
Um sentimento perdura!AMIZADE...
Um abraço do sempre amigo Isaías.

Anónimo disse...

Por momentos conseguiste lembrar-me de idêntica chegada da Guiné no Niassa!Também tinha um grande amigo à minha espera.Na verdade aquela sensação de alívio e de grande paz interior é sublime e inesquecível...só quem viveu esses momentos entenderá em total plenitude essa bela sensação(impossível de sentir pelos heróis desertores que hoje proliferam na esfera política!).Mas para mim também não deixou de ser muito gratificante o facto de ter desembarcado todos os homens que me entregaram em Bissau meses antes em circunstâncias bem difíceis!

Alberto David disse...

Helder, é verdade já lá vão 39 anos, sempre foi o dia preferido da minha mãe, nunca faltava uma prenda. A ti que tive a felicidade de te conhecer em tão ruins condições o meu abraço, estamos ambos de parabéns, aqueles que que por lá ficaram a nossa mensagem será sempre, NUNCA OS ESQUECEREMOS,