A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, fevereiro 15, 2009

Acabadinho de chegar de Bragança ...

Por razões familiares , não me foi permitido ir á Feira do Fumeiro em Vinhais no passado fim de semana.
Aficcionado como sou dessa feira e de tudo o que diga respeito ao nordeste transmontano , mais concretamente em relação a Bragança e Vinhais , acabei de chegar duma visita relâmpago a essas mesmas terras e não posso deixar de relatar o que se passou.
Fui recebido principiscamente em Bragança pela nossa Provedora , GB mais Arnaldo , e ainda pelos Colheiteiros Fernando Pires ( Pássaro ) e Madalena e pela M.A.A e marido Adriano . Levei um Amigo ( Bernardino Louro ) e o almoço foi divinal , casulas ... estavam o máximo.
Acabado o repasto ( bem comido e melhor bebido , até fumei um cigarro inteiro , coisa que nunca fiz na minha vida ) que durou umas quatro horas fui depois até Vinhais buscar os salpicões que antecipadamente tinha encomendado à minha prima Lena . Os ditos cujos ainda estavam em casa do produtor ( uma habitante de Soutelo , pequena aldeia a 5 kms de Vinhais ) e escusado será dizer que tivémos uma mesa posta posta de salpicões , chouriças de carne , pão caseiro e bom vinho . Era de mais , mas para não ficarmos mal lá tivémos que dar ao dente e à goela.
O atesto era completo e ainda tínhamos pela frente uma festa de anos em Bragança que temíamos forte e feia.
As surpresas ainda não tinham acabado e quando chegámos de novo a Vinhais para regressar a Bragança , eis senão quando tínhamos em casa da minha prima Lena uma lauta mesa com tudo o que há de melhor de enchidos , vinhos e guloseimas transmontanas. Nâo podíamos comer nem beber mais mas lá tivémos que fazer das tripas coração, e fazer de novo , a n/obrigação .
Faltava ainda a festa de anos e o almoço aprazado para o dia seguinte em Mirandela com o meu primo Rui. Que fazer ?
Lá fomos para o jantar , de caminho ainda dormi uma soneca num sofá do Hotel S.Lázaro em Bragança , mas já comi muito pouco e só bebi água !!! Quanto ao almoço de domingo , anulámos e viémos directamente para Seia , onde almoçámos um bom cabrito grelhado.
Obrigado GB , MAA e Madalena . Um grande abraço para vós e maridos . Até sempre ....

6 comentários:

Anónimo disse...

Puxa estimado Helder.
Fos-te tratado e recebido á trasnmontana.
Ou antes, como só os transmontanos
sabemos.
Mesmo assim faz por não abusar.
Abraço
BV.

Anónimo disse...

Tudo comidinha leve e muito saudável. A única coisa que vos poderia ter feito mal foi a água que bebestes ao jantar!!
gb

Rosa dos Ventos disse...

E já provaste as alheiras de bacalhau, feitas numa firma em Mirandela?
Ouvi hoje na TV e fiquei curiosa!

Abraço

Anónimo disse...

Um quadro realista,em papel químico da obrigação de comer, não importa o que se tenha comido já.Cada casa de parente ou amigo é um novo começo !
A água não te fez mal?
Um abraço para ti e um beijo para a Mira.

Anónimo disse...

Dizem na Lombada, que a água só serve para abrir carreiros..Será?!M.A.A.

Madalena disse...

Gostei/gostámos de vos ter cá.Voltem sempre. Um abraço