A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, dezembro 08, 2009

Esclarecedor!


Carácter de Sócrates (Parte II)

por Ferreira Fernandes

A crónica de ontem chamava-se "A falta de carácter de Sócrates". O pretexto foi Marcelo Rebelo de Sousa, depois de outros, ter falado da "falta de carácter" do primeiro-ministro. Na crónica, contei uma história sobre Sócrates que alicerçaria a tal falta de carácter. Na verdade, e os leitores entenderam, a história passara-se com Marcelo. Eu usei, mais ou menos, a preterição, uma figura de estilo ilustrada no discurso de Marco António, apresentando o corpo de Júlio César aos romanos: falando de César, eu atingia Brutus. Mas era uma semipreterição, como já disse. Nem sou Marco António, nem Sócrates é César, nem Marcelo, Brutus. Mas a conclusão - li-a em blogues - de que a minha crónica devia chamar-se "A falta de carácter de Marcelo" é errada. Eu nunca o diria. O que me levou à crónica não foi a frase "a falta de carácter de Sócrates" - isso já eu tinha ouvido a vários e desprezei-a. Por exemplo, ouvi-a em António Lobo Xavier, na Quadratura do Círculo, e não liguei, continuei a apreciar-lhe o que dele conheço (por minha culpa, certamente): o corte dos fatos. Já "a falta de carácter de Sócrates" dita por Marcelo indignou-me. Porque dita por Marcelo. Marcelo Rebelo de Sousa, até na sua vichyssoise, é mais do que a rasquice em que isto anda.

in DN

2 comentários:

Unknown disse...

Julgar o carácter dos outros é também uma questão de carácter.

Anónimo disse...

FF. baralhou bem os leitores com as suas crónicas de ontem e de hoje. Para mim, O Brutus que apresenta na sua preterição ou semipreterição pretende efectivamente, pela palavra, actuar como o outro em relação a este César, veremos se a história se repete e César cai... "Gente com classe e carácter" actua assim com "classe"!
Urze dos Montes