A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, dezembro 06, 2009

Meruginha!

Ontem foi um dia inteiro de meruginha, ou morrinha, como dizem os galegos.
Chuva miudinha, também chamada, na minha aldeia, de "molha-tolos".
Lembrei-me das férias do Natal, na aldeia, quando estava de meruginha, adorava enfiar uma saca vazia, feito capuz, e correr pelas ruas atapetadas de palha, com os outros miúdos.
Qual gabardina e guarda chuva.
Ou ia de saca pela cabeça, ou não ia.
Bem lutava para ter socos como os outros miúdos, mas até aí não ia a abertura da minha mãe: botas de carneira, feitas à medida, no sapateiro em Mirandela, que meninos não andam de socos!
A minha mãe condescendia, pois quando chegava, afogueado das correrias e encharcado da meruginha, mãos enregeladas apesar das luvas, sentava-me no escano, em frente do lume e em cinco minutos secava.
Bons tempos, de inocência e felicidade...!

Adenda:

São 14.45 e continua a cair uma meruginha silenciosa e triste.
Faz bem à terra que estava sôfrega de água.
Tudo cinzento, não enxergo a casa da vizinha que anda de matança!
Vou acender a lareira.

6 comentários:

Anónimo disse...

Bons tempos...
Engraçado,lembrei-me do desgosto que eu tinha por não ter umas socas! Resolvi o problema com a minha amiga e colega de escola,a Nona.Todos os dias me esperava e rapidamente trocava os meus sapatinhos pelas socas dela.(felizmente naquele tempo os paizinhos não levavam os meninos à escola).Assim,lá ia eu assocanhar pelos paralelos,até fazia faísca!!!Chegadas à escola toca a destrocar..não fosse a professora descobrir.Grande amiga,esta Nona, que me fazia feliz e todos os dias me "ajudava"a comer a merenda!
gb

Anónimo disse...

Não percebi o que se passou,estava a fazer um comentário e zás.. desapareceu!

Unknown disse...

Tenta outra vez , os PCs têem destas coisas...

Unknown disse...

Bem , quantos aos socos , nunca os usei , mas a "chuva-molha-tolos" adorava . Depois de jantar lá ia eu a pé até ao Flórida debaixo dessa chuva miudinha , era um regalo ...Daí é que deve vir a minha surdez.

Anónimo disse...

Que belo texto evocativo de momentos infantis tão vivos e que comentários tão agradáveis e igualmente expressivos nos oferecem os nossos amigos! Estou a ver-vos sob a gostosa meruginha, que também me deliciava...
Urze dos Montes

mc disse...

Merugem, também diz o mesmo.
Das recordações bondosas do nosso inverno, recuperei esta tarde para o lanche uma deliciosa taça de chocolate bem quente ! Uhm!!!Cheira?