A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, março 08, 2007

Hoje .. Dia Internacional da mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos economicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão economica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. As protestantes foram trancadas no interior da fábrica pelos patrões e pela polícia. Estes mesmos atearam fogo no prédio. 129 trabalhadoras morreram carbonizadas.
Fascinam-me e sempre me fascinaram as vitórias dos "Davids vs Golias", emocionam-me, mexem comigo.
É por isso que a exaltação destes dias nunca é demais, é preciso memória para os vindouros continuarem na mesma senda e não se deixaram levar em cantigas doces dos ditos Golias.
Infelizmente estamos a assistir no n/País, Portugal, ao desenterrar dos mortos , à exaltação do período mais negro da n/história e porquê? Porque as pessoas até aos 45 anos não passaram por essa situação, e o ensino ( principalmente ) e a história tem branqueado o fachismo e a tenebrosa guerra colonial que só interessava aos militares generais.
É tempo de dizermos basta , se são precisas reformas para acautelar o futuro dos nossos, façam-se mesmo , não andem a ziguezazear senhores políticos.

2 comentários:

Alberto David disse...

Ainda que lentamente a Mulher vai conquistando o seu lugar na sociedadde dos homens, mais rápidamente terá o seu lugar, quando a maioria de nós homens, deixarmos de ser hipócritas e participarmos nas pequenas coisas do dia a dia da Mulher. Força pois Helder, a nossa mensagem estará sempre presente na forma como ajudamos a crescer as nossas Mulheres. Alberto David

Anónimo disse...

Eu não concordo com Dia da Mulher como não concordaria se houvesse um Dia do Homem.Para mim homens e mulheres sempre estiveram e estarão no mesmíssimo patamar.Lembrar factos históricos como o descrito acho muito bem, como bem acharia lembrar a Padeira de Aljubarrota , D.Filipa de Lencastre ou a Raínha Santa Isabel entre tantas outras grandes mulheres!Julgo até que em algumas actividades e profissões de enorme prestígio, há agora, quiçá , mais mulheres que homens, casos dos cursos de Medicina e do SEJ o que demonstra bem a capacidade intelectual e de trabalho das mulheres.Quanto aos fantasmas agora desenterrados, a culpa não é das camadas jovens, mas sim da incompetência,da arrogância e falta de pudor e de vergonha dos sucessivos governos do pós-25 de Abril que não souberam aproveitar as oportunidades que a entrada na UE lhes concedeu , desencantando a população com visível deficit de exemplaridade e não menos excessivas medidas economicistas que asfixiam os mais débeis, a tal ponto que muito boa gente poderá ter a tentação( mesmo que por mera hipótese académica) de querer desenterrar os ditos fantasmas!