A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, março 30, 2007

Incidentes da vida estudantil ...

Tive alguns episódios como estudante em que também fui vítima!Lembro-me de uma situação no meu 3º ou 4º ano do Liceu numa aula do Dr.Correia Alemão.Estavamos a escrever o sumário no início da aula , num anfitiatro, estando eu na parte alta da sala.Enquanto escrevia observava o que se passava no cerca do recreio.O contínuo Sr.Costa(Costinha)estava com um engaço a arar a areia da caixa de saltos e inesperadamente caíu de costas o que provocou o meu sorriso ...apenas.Com tanto azar que o Prof mirando a sala me apanhou a sorrir!Fui logo expulso da aula com falta de castigo!Acredita que não fiz qq barulho nem perturbei ninguém...mas a disciplina nesse tempo, para alguns, era assim!Como calculas fiquei indignado e muito aflito, pois as faltas disciplinares eram comunicadas aos respectivos encarregados de educação por correio.Andei preocupado uns dias e como a comunicação não chegásse fui perguntar ao contínuo quando é que a mandavam?Tive uma sorte dos diabos pois como o sumário era enorme ultrapassou a zona das faltas e passou despercebida!Como estou grato ao Sr.Ernâni (contínuo) que fez vista grossa à tal falta!Deus escreve direito por linhas tortas!Tive outra situação bem dramática no meu 4ºano quando após um feriado de aula (por falta de professor...ainda não era ministra a Maria de Lurdes!!!)e indo a turma em correria louca pelo corredor,um aluno deu um pontapé num escarrador (não sei se sabes o que isso é?Pergunta ao teu tio!)e o mesmo foi a rebolar pelo corredor fora!Fomos apanhados pela DrªAdelaide Peixinho que sempre dava aula de porta aberta e após breve interrogatório e como nunca fomos delatores e ninguém se acusou,apanhámos todos 3 dias de suspensão de aulas!Para mim e para mais alguns até perdíamos o ano por faltas!Eu perdia o ano pela Religião e Moral pois já tinha as 3 faltas regulamentares.Lembro-me das sábias palavras do Dr.Faria que na altura foi o único que nos confortou e nos deu ânimo!Com alguns arranjos nos dias de falta e no meu caso pessoal com a colaboração do P.Videira Pires (meu Prof.de Moral)lá me safei de perder o ano!Abstenho-me de referir o que se passa hoje nas salas de aula de muitas escolas ...

Com a devida vénia , não resisti a colocar aqui este depoimento do Colheiteiro Vítor Barata, que ele contou nos comentários . È delicioso....

Está a porta aberta para cada Colheiteiro contar o seu incidente. Aguardo...

7 comentários:

Anónimo disse...

Tio: o episódio descrito na crónica é o mais doloroso até ao momento.
Mas um dia falarei detalhadamente de alguns professores muito peculiares que tive ao longo deste 12 anos de vida de estudante.

Anónimo disse...

Amigo Helder:Gostei imenso de saber que o nosso blog podia ser traduzido.Contudo experimentando ler o meu artigo em espanhol verifiquei que fica irreconhecível talvez por o programa de tradução não ser de qualidade.Julgo que mais valia apagar o espanhol.

Anónimo disse...

Experimenta o de japonês, que percebes tudo.

Anónimo disse...

Helder. Pois o teu amigo Bartolomeu , já não me recordo
se no 4º.ou 5ºano levou um e único cartão vermelho ,facto
que ainda hoje considero injusto.
Foi numa aula de geografia ,não me recorda de momento
o nome da Profª.(pessoa com mente a desejar) mas adiante ,fez-me
uma pergunta para o lugar. Apanhou-me distraído confesso,
e disse-lhe se poderia repetir, pois de momento despistei-me.
Reconheço que o termo não é elegante ,mas não representava
intuito de má educação
Resposta dela imediata . vai despistar-te para a rua.
Tentei convencê-la , mas manteve-se inalterável.,embora com o
com o meu pedido de desculpa.
Acho que o cartão amarelo seria bastante ,ou seja o aluno não
está com atenção ,escrito na caderneta. Eram temos duros.
Ao sair da porta estava o Álvaro e o Hernâni, empregados
subalternos, que me deram razão e encolheram os ombros.
Andei uns dias com medo que o meu pai tivesse conhecimento mas
o postal ainda não chegou até hoje.
Duas ou três aulas seguintes ,fiz por ser eu o último a sair da Turma
e disse-lhe que não tinha dito com maldade o termo e ela( estava em
dia sim) embora com semblante carregado deu par a entender
que efectivamente bastava o cartão amarelo.
Olha comparado com o que agora vai no ensino……………….
Foi do oito aos oitenta.
Enfim. Bartolomeu Velho

Anónimo disse...

Tive também um eposódio que me marcou pela positiva!Estava numa aula do saudoso Prof Vilarinho Raposo que tinha o bom hábito(naquela altura seria péssimo!)de iniciar a aula com 2 ou 3 chamadas!Os 2 primeiros não demoraram muito a sentar-se tal o nível das respostas e eis que o meu nome foi chamado!Lá fui eu um tanto a medo para a zona do quadro.O Prof Vilarinho perguntou-me se estava bem preparado ou se sabia muito , mais ou menos isto?Eu respondi-lhe "assim assim"!Mas ele entendeu "sei sim"!Nem mais!Começa o interrogatório pelo feudalismo e safei-me à grande tendo apanhado um BOM Mais!!!Fiquei contentíssimo e pelas palavras que ouvi do Prof não é que me entusiasmei imenso pela disciplina e passei a ser o melhor da turma com grande rivalidade,mas sadia,do meu grande amigo Monteiro!Depois no ano seguinte tivemos uma irmã do Dr.Pires(médico) cujo nome não me lembro e continuei a ser o melhor, tendo ganho até um prémio (livro)de melhor aluno na área de História, entregue na abertura solene do ano lectivo,no ginásio.Como nunca fui um grande aluno, antes pelo contrário, este episódio acompanhou-me sempre pela vida fora e espelha bem quanto os ventos da sorte ou do azar, que são o sal das nossas vidas, podem influenciar negativa ou positivamente!Como era e será sempre importante o incentivo de um Professor!!!Na verdade não tive muitos durante a minha vida de estudante.

Anónimo disse...

Essa senhora professora de História
faleceu recentemente.
O nome salvo ero era Luisa.
Victor recordo-me como se fosse hoje do Dr.Vilarinho dar as lições
sobre feudalismo
Bartolomeu

Anónimo disse...

Também me lembro da sua pose e do seu grande nível.Também nunca me esqueci da gramática inglesa tão bem ensinada pelo nosso sempre saudoso Dr.Carvalho!As minhas filhas que falam inglês incomparavelmente melhor que eu tantas e tantas vezes se admiravam como é que eu ainda me lembrava de certas regras!!!Quando o mestre é bom nunca se esquece.