A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, março 26, 2007

A minha Ota preferida

Há dias lanchei uns cogumelos grelhados em azeite e alho e não sei porquê, pois nunca me tinha acontecido, comecei a mingar, mingar até ficar do tamanho de uma criança de cinco anos. Sentei-me na cozinha e comecei a jogar aos dados que eram apenas dois: Ota e Lota, Lota e Ota dançavam dentro da minha mão fechada. Abri e saiu Lota. Saí de casa à sua procura. Não me admirei porque às vezes tenho sonhos esquisitos como aquele em que caminhava, também enquanto criança, por uma muralha feita em desenho aos pauzinhos de cor sépia. Coisas que às vezes nos dão.

Atravessei um túnel e dei por mim numa rua muito estreita e comprida que ia até ao mar - um mar anilado e calmo. Ouvi uns suspiros e, ao virar-me para donde vinham os sons, vi uma sereiazinha lacrimosa mas não quis parar porque tinha medo de ficar sem pernas. Continuando o meu caminho ouvi vozes verdadeiras de vendedeiras de peixe - estilo mulher do Bolhão - a apregoar o seu peixe fresquinho. Aí está a lota, pensei eu, e é isso mesmo que procuro. O pescado estava repartido por várias caixas. Estava luzidio e com escamas que iam do azulado ao esverdeado mas logo que olhasse mais atentamente transformavam-se essas cores em nácar. Deparei com um goraz de pinta preta, enorme, rosado, com um grande olho translúcido que até parecia verem-se-lhe as guelras. Que rico petisco, pensei eu, para as minhas três boquinhas exigentes que tenho em casa.
– Leva-me – dizia ele. E foi o que fiz.

Quanto à Ota, não quero meter as mãos no lume. Já estou como Almada Negreiros quando dizia: "Morra o Dantas, morra, PIM!"

By Lena Quintas

2 comentários:

Anónimo disse...

You are Beautiful, mesmo.

Aparece mais vezes.
Um beijo
Gélica

Anónimo disse...

Lena.Gostei imenso do texto e da
maneira como foi narrado o "sonho".
Está tudo bem.Por fim ainda te referes a um goraz da pinta preta,
peixe da minha preferência.
O casal "Q",tem que vir mais veses.
Prometido?
UM ABRAÇO
OLD