A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Obra Social Padre MIguel

Foi sem qualquer tipo de surpresa que tive conhecimento da existência da Obra Social do Padre Miguel , pois só nasceu após a minha saída de Bragança, e ainda menos do seu êxito nos objectivos pretendidos , já que era e é inteiramente merecida e justa , muito bem dirigida e bem apoiada.
Foi a nossa Levinda Penedos que com a sua costumada persistência e apetência para estas coisas do bem-fazer ,nos falou apaixonadamente desta Obra durante os n/encontros e até já procedeu a alguma recolha de fundos ( pequena ) junto da Colheita63 , oferecendo-nos em contrapartida cópias das sua belas pinturas e a revista especial da Obra , edição única de 2007. Está a tratar de informação para através no nosso blogue podermos também colaborar , nomeadamente na recolha de fundos .

Li a revista e especialmente os testemunhos feitos por dois amigos meus , o Niso e o Zé Perdigão. São dua pessoas muito idóneas e credíveis , conheceram de perto o Padre Miguel e eu revejo-me inteiramente naquilo que disseram. Gostava de acrescentar a tudo isso a minha opinião de "não alinhado" mas observador atento do Padre Miguel já que foi meu pároco durante toda a minha infância e juventude.

Lembro-me muito bem dele , do seu ar bondoso e bonacheirão e sempre pronto a perdoar as minhas travessuras , nomeadamente nas procissões em que eu era "obrigado" a ir pelos meus Pais e pela igreja para fazer parte do currículo ( 1ª comunhão ). A 1ª vez fui de "anjinho" , a espera foi enorme , o decorrer da mesma parado, paradinho , começaram a subir-me uns ares e ala , fugi para casa . Reprimenda da grossa da entidade Paternal , outra , muito bondosa do Padre Miguel, Então rapaz que te deu ? eu, calado ... Para a próxima vais portar-te melhor... Só que nas próximas ( foram só mais 1 ou duas ) fui de cruzado e se fugia ninguém dava por mim, portanto tudo bem .

Naquele tempo pontificavam em Bragança , quanto a mim , o Padre Miguel , o Cónego Ruivo e o Padre Videira Pires . Para mim só o Padre Miguel tinha os atributos necessários para ser Padre , Humildade e Caridade.

Esta é a razão fundamental porque só a sua memória perdura e perdurará por todos os tempos.

Vamos todos colaborar e ajudar nesta grande Obra Social.

O NIB é 003501740005017953016

6 comentários:

Anónimo disse...

Ganhaste umas quantas indulgências, só te digo!
A religião ainda não tinha andado por aqui e é bom que o tenha feito pelo lado do social, de que o Pe Miguel é ,dos três referidos, o melhor exemplo.Como sou doutra freguesia, conhecia-o da rua e do café.Não é giro? Uma alma boa e cuja obra perdura.

Anónimo disse...

HB. A Obra Social Pe. Miguel é
uma coisa grande.Terreno oferecido
ao que me costou,para edificar um ou dois lares de3ª.Idade.
A ajuda da nossa carteira nunca
sobra,mas é um empreendimento de
muito dinheiro.Obviamente só com
a ajuda do Estado avançará,mas já
vão começar as obras com muito
atrazo.
Falta fazia,mas falta o melhor...
BV

Anónimo disse...

Helder então o mal de "Igreja" já
vem de longe.
Eu não sabia disso
BV

IFFT disse...

Lembro-me bem do P. Miguel. Era o pároco da minha freguesia, mas eu não "ia à bola dele".Sabe-se lá porquê? No entanto, o meu irmão Zé fazia parte do grupo coral por ele dinamizado e denominado "Pardais da Montanha".
Relativamente à sua Obra Social, já tinha ouvido falar dela vagamente, desconhecendo contudo a sua dimensão,que é muito meritória, pelo que é de toda a justiça ser ajudada.

Anónimo disse...

Confesso que também só depois das lides pelo facebook soube da existência da obra.Padre Miguel sempre nos visitou na quadra pascal e baptizou-nos a mim e minhas irmãs e ainda a minha filha mais velha.Dos padres mencionados lembrei o padre Videira que foi meu prof.no liceu não gostando de aulas de R.M.apreciava as suas.Ainda bem que há obras como estas.Saudações-Ermelinda Ferreira.

Anónimo disse...

Caros seguidores do blog colheita 63,

Venho informar que Levinda de Lurdes Martins Pereira Penedos, faleceu no dia 17/09/2020, no CHUC, vítima de pneumonia.
A cerimónia fúnebre decorrerá dia 19 pelas 14:30 na igreja da sua terra natal, Campo de Víboras, em Vimioso.
Como sobrinha neta, peço a todos os amigos, colegas e conhecidos que se juntem à família nas orações pela sua alma, mesmo que distantes e impossibilitados de um adeus presencial, devido às limitações que o estado de contingência e o covid19 nos impõem nestes tempos.
Gostaria ainda, preservando a memória da minha tia, de solicitar a todos que procurem realizar um ato solidário, apoiando da forma que vos for possível alguém que se encontre a passar por dificuldades na vida, seja uma pessoa carenciada, excluída socialmente, ou até mesmo uma Instituição de Solidariedade Social.
A solidariedade sempre caracterizou a Levinda e a melhor forma de perpetuar a sua memória parece-me que será cada um que com ela provou, iniciar uma corrente solidária. Ajudem e peçam que o ajudado ajude outra pessoa também.
Grata pela colheita de 63 ter servido de base social e ajudado a formar uma mulher como foi toda a vida a Levinda, sempre pronta para ajudar o próximo!
Bem haja a todos!
Votos de saúde!
Cumprimentos pessoais,

Filipa Isabel Martins