A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Orgão do Mar - Interessantíssimo ...



ORGÃO DO MAR

Situado na costa de Zadar uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm no seu interior um interessante sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios.
Criado em 2005 e ganhador do prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita paz.
O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial.
A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento. Veja a estrutura interna das 'escadas'.
O detalhamento das cordas e notas musicais que somadas a energia das ondas criam sons: As lacunas no concreto servem para o Órgão 'respirar' e também para levar os sons criados nas tubulações.

By Mercês Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida um artigo muito interessante e fora do vulgar.Confesso qe gostei imenso
de ver e ouvir.Desconhecia totalmente a existência deste
"grande instrumento musical".
É assim que funciona o nosso blog.
Sempre a conhecer coisas novas.
Parabens Mercês e destas mais,
sempre em frente -continuar
Bartlomeu