A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, novembro 25, 2008

25 de Novembro de 1975


Entrevista Pires Veloso. autor do livro 'Vice-Rei do Norte'

...

Com que militares estavam em articulação, ao nível do comando?

Com o Jaime Neves - falávamos quase todos os dias. Com o presidente. E vários outros: Loureiro dos Santos, Firmino Miguel, Vasco Lourenço... Com o comando onde estavam o Eanes, o Tomé Pinto e o Garcia dos Santos praticamente nunca falei. Isso foi tudo prefabricado para fazer do Eanes um herói, que até já vem nos livros escolares. Ele não fez nada!

Então quem foi o cérebro do contragolpe?
O Costa Gomes.

Mas era um homem hesitante...
Era. Fazia um jogo. Mas esse jogo era inteligente. Conseguiu evitar a guerra civil. Ele e o Cunhal, ao perceber que os meus homens e o Regimento de Comandos davam cabo deles.

Como conseguiu calar o major Durand Clemente [porta-voz dos golpistas de extrema-esquerda] na noite de 25 de Novembro?

Dei ordens para que fossem desligados os emissores da Lousã e transferida a emissão da RTP para o Porto. A determinada altura, perguntaram- -me: "O que havemos de pôr na televisão?" Respondi: "Fados e guitarradas, e música popular."
...

4 comentários:

IFFT disse...

Um dos Homens Sérios e Honestos, que foram destruidos pelo 25 de Abril e que tive a sorte e a felicidade de conhecer. Se quiserem e estiverem interessados em saber a VERDADE do que se passou, nesses conturbados tempos de muitos ideais,lendas e oportunistas, comprem e leiam, ou pelo menos leiam,com olhos de ler, o que este militar de Folgosinho tem para nos contar, com a frontalidade, que sempre foi seu apanágio.

Anónimo disse...

Hei-de ler, seguramente.
Ontem ,no fim do seu programa, o Mário Crespo anunciou que hoje,25, iria entrevistar Ramalho Eanes... É o contraditório?!!!

Anónimo disse...

Faz hoje 33anos.Estava em Vinhais,liguei a televisão pelas 19h,nada sabia do que se estava a passar,ouvi o major Clemente,apanhei um tal susto...que entrei em trabalho de parto!!! Às duas da manhã nasceu o meu filho.
gb

DuarteO disse...

Amanhã se estiver à venda vou comprar e ler!
Nasceu bem, fez-se um "garboso" rapaz!
Isso é que é importante!