A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, novembro 14, 2008

Nem eu...

E já que falamos de escolas, não me lembro de ver tamanha histeria de uma classe profissional no sentido de, custe o que custar, travar um processo de avaliação de desempenho. Sim porque, digam o que disserem, quando falam na "política educativa", a raiva descamba rapidamente para a "politica de avaliação". Mas....ouvem-se sugestões de alternativas? Eu não ouvi nem li uma proposta que seja e se estiver enganada, corrijam-me por favor. Porque eu não acredito que os sindicatos e os próprios professores queiram não ser avaliados tout cour. Eu acredito que os professores considerem ofensivo o método e não o facto em si. Eu acredito que os professores tenham pensado seriamente sobre o assunto e não pretendam ser diferentes dos outros grupos profissionais que são sujeitos ao longo da sua carreira, e bem, a avaliação de empenho e a consequente diferenciação. Eu acredito que os sindicatos tenham um modelo a apresentar ao ministério que premeie os melhores e penalize os piores, que estimule as escolas a funcionar melhor e dignifique a profissão. Mas eu não o conheço. Também não fiquei a conhecer nos poucos minutos de debate televisivo que vi na RTP sobre o assunto.

Uma coisa achei curiosíssima....o único modelo que vi aceite por um dos críticos foi o modo como na Madeira se ultrapassou o problema....parece que os professores, lá, são todos "Bons". Ninguém condenou e outras propostas, continuei a não ouvir. Não fiquei esclarecida.

in Contra Capa

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Na Madeira tudo é bom! :-))

Abraço