A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Ateus e Crentes!

Há alguma vantagem dos que crêem sobre os que não crêem? Objectivamente, não consigo enumerar nenhuma. Os ateus amam, são solidários, vivem a mesma vida dos crentes. Porque é que uns crêem e outros não? Não tenho resposta. Só não posso deixar de dizer: eu creio.



"Os ateus amam, são solidários, vivem a mesma vida dos crentes".

Quando o problema sempre foi outro, o de descobrir que seja o que for que se escolha, há sempre outros. Como nós, por serem outros. Mas, com o tempo, a religião, como a cor da pele, o traje, a língua ou o gosto sexual, tende a perder a identidade guerreira da tribo para ser uma banalidade de escolha e gosto quando não é fruto da condição ou do mero acaso. E as crispações actuais - duras e pagas com muito sangue - são as despedidas dos domínios perdidos. O prazer pela diferença há-de compensar as dores de parto. Porque o conforto adquirido com a segurança da unicidade está frito.


* * * * * * * * * * * * * *

O bold é meu.

Sem comentários: