A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, janeiro 31, 2009

Para Rir...

O MAU TEMPO CHAMA-SE INVERNO


Eurico de Barros
(Jornalista)
"Dantes, tudo era muito mais simples e natural. Os Invernos eram rigorosos, chovia muito e fazia bastante frio, e nevava onde era costume nevar. As televisões davam notícia de algum maior rigor da invernia numa curta peça de dois ou três minutos, recorrendo ao inafundável bordão do "espesso manto branco" (como em: "A Covilhã acordou hoje coberta por um espesso manto branco..."), e nos jornais pouco se ligava ao mau tempo, a não ser que causasse alguma tragédia.
Em Portugal, basta o termómetro descer um pouco mais do que o habitual, chover uns dias a fio ou nevar um bocado mais do que o que é costume, e lá vem a modernice alarmista dos "alertas amarelos e laranjas". E sobretudo, lá vêm as televisões preencher tempo de antena e espremer o sumo da situação até ao absurdo, abrir os telejornais com o óbvio ululante meteorológico do frio e da chuva e dos nevões, e enviar para o terreno mesnadas de jornalistas enrolados em cachecóis e embalsamados em anoraks, esticando os ingénuos microfones para idosos de Trás-os-Montes que convivem com a neve, o gelo e o frio rijo desde crianças, e perguntando -lhes como é que fazem para se protegerem do mau tempo, ou então se se sentem "fragilizados" com tanta friagem.
Aliás, um clássico dos telejornais no Inverno passou a ser a reportagem de rua "Então-como-é-que-se-defende-do-mau-tempo?" que costuma proporcionar grandes "momentos La Palice" televisivos, da parte quer dos entrevistadores quer dos entrevistados, e algumas tiradas bem castiças, como a da mulher que respondeu à jornalista imberbe: "Olhe, menina, quando faz muito frio chego-me mais para o meu homem na cama!"
DN, 31/01/09

4 comentários:

H.B. disse...

Boa TP, já me tinha ocorrido esse pensamento...Como é que esses alarves preenchem os seus programas . É incrível....

DuarteO disse...

Já tinhas pensado em quê?
No tipo de notícias, ou em chegares-te mais...!
Eh! Eh! Eh!

O céu da Céu disse...

Amigas da COLHEITA 63
Têm um Prémio para receber.
Consultem o blog O céu da Céu.
Um abraço para todos mas não se esqueçam que o prémio é para as AMIGAS.(desculpem lá...)

Anónimo disse...

O óbvio enche hoje páginas de papel e horas de conversa fiada ,ambos sem proveito nenhum.A última frase é deliciosa!

Fui ver o prémio para as nossas AMIGAS. Está bonito . É merecido .E nós agradecemos.