A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, março 29, 2009

O Magalhães

Suponhamos que sim, alguns Magalhães, distribuídos a custo zero às crianças mais pobres, vão parar à Feira da Ladra. Que me diz isso? Sobre o Magalhães, nada.
Como a invenção suméria da escrita cuneiforme, que levou ao alfabeto grego, que levou aos pergaminhos medievais, que levou à tipografia de Gutenberg, que levou à Internet, não é responsável pelas tolices de um qualquer imbecil numa caixa de comentários de um blogue.
Se os Magalhães são vendidos na Feira da Ladra é porque uns pais burros fecham os olhos à tolice dos filhos ou, pior, porque uns pais criminosos encurralam os filhos na ignorância.
A segunda geração das famílias mafiosas tem os filhos formados em Finanças nas melhores universidades: será que é de criticar Harvard por a contabilidade da Mafia conseguir escapar aos impostos como Al Capone não pôde?
O Magalhães (como a escrita dos sumérios, como a Universidade de Harvard ou a invenção do lápis) é um passo em frente.
A campanha contra o Magalhães só confirma que quando se avança há sempre quem avance com rasteiras.
FF in DN de hoje

----------------------------------------------------------------

O Magalhães no meu tempo era uma lousa preta com um rato de pedra e o delete era um pouco de saliva nos dedos ou num qualquer pano ou papel á mercê. Mas funcionava e não era distribuído de borla ....

2 comentários:

mc disse...

E do preto da lousa passou-se para o branco do plástico onde se escrevia com o vulgar lápis de pau e que era muito mais sujo que o lápis de pedra!
E aqui abro um parêntesis para dizer que no sábado passado estive num almoço de homenagem a uma professora e dirigente por muitos anos da escola secundária de S.João do Estoril e lá encontrei a Dra. Helena Ferreira Matos.Está óptima.Era ela que nos mandava à lousa!!!
E é uma pena que em Portugal se continue a não ser capaz de levar um empreendimento dignamente até ao fim, como aconteceu ao Fernão de Magalhães que teve de ir oferecer os seus préstimos à concorrência! Já lá vão 500 anos!!

Anónimo disse...

A lousa pode ter funcionado muito bem, mas as sociedades evoluem e o "Magalhães" aí está e felizmente acessível a todas as classes sociais. Estou convicta que é uma boa aposta.

LP