A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, março 26, 2009

Os combóios

Ontem, a CP encerrou as linhas do Corgo e do Tâmega sem avisar ninguém. Contava com o silêncio de todos e fê-lo pela calada, desprezando toda a gente.
Mas a culpa não é da CP; é, antes, de todos os pacóvios que transformaram o País num tapete de asfalto, bom para a camionagem, para as empresas de obras públicas e para o consumo de gasolina. Em vez de investir em comboios e serviços decentes para passageiros e mercadorias, os sucessivos governos destruíram um património secular e uma parte da nossa geografia cultural – tudo em nome das ‘grandes obras’ e do ‘grande dinheiro’.
Hoje há pouco a fazer. Há alcatrão, cimento, camionagem e gasóleo. Tudo caro. Os comboios portugueses inventaram um País, povoaram-no, desenharam a nossa geografia. Era um País mais bonito do que este.
Francisco José Viegas, escritor
------------------------------------------
Que saudades eu sinto da linha do Tua , fiz muitas viagens Bragança - Mirandela , Bragança -Tua , Bragança - Porto , Bragança-Lisboa . É claro que acompanhando o raciocinio do José Viegas ,se os sucessivos governos tivessem investido ao mesmo ritmo nos combóios ,hoje teríamos uma linha do Tua e outras quase ao nível do combóio foguete .
Que maravilha não seria .


3 comentários:

Anónimo disse...

Sinto uma revolta muito grande.
Na passada semana, recebi via e-mail, dois filmes do youtube, do ano 1991/92, sobre o que se disse e passou no desmantelamento da linha do Tua...tanta mentira, tanta conversa para enganar o povoléu...Temos sido desgovernados, por políticos palavrosos, com capacidade de hoje dizerem uma coisa e amanhã o contrário com a mesma lata, sem vergonha nenhuma, nem remorsos.Se se gerar um movimento de indignação, eu que sou pacifista, vou subscrever.
Dizem que estas linhas dão prejuízo...Prejuízos incalculáveis
temos tido nós e são-nos dados de bandeja por estes iluminados em que primeiro estão eles e sempre eles.
Sou uma apaixonada dos combóios, é o meio de transporte que mais aprecio e na minha modesta opinião era conservarem e remodelarem o que existe e deixarem-se de obras faraónicas para as quais não há dinheiro.M.A.A.

Anónimo disse...

Vamos a isso.

Anónimo disse...

Subscrevo na totalidade o que disse a amiga M.A.A.
gb