A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, agosto 01, 2009

Por terras da Índia… ( 5 )

DELHI – a capital da Índia.

A fundação de Delhi perde-se no tempo! É uma cidade com 3.500 anos de história que vem desde a época lendária de Indrapastha, a capital ariana no ano 1000 a.C. Cidade efervescente, cheia de força e cor, repleta de bazares e cuja arquitectura mongol, na parte antiga, contrasta com o esplendor da moderna Delhi!
Explorar mercados e praças, labirintos e vielas repletas de cor e do burburinho de centenas de transeuntes requer algum tempo! Em Delhi podemos comprar peças de artesanato de qualquer das regiões da Índia.
Começámos por explorar a maior mesquita da Índia e uma das maiores da Ásia – a imponente Jama Masjid, uma glória construída em pedra vermelha e mármore. É a segunda maior mesquita do mundo! Foi construída em 1638, durante o período áureo do Império Mongol e é notoriamente um exemplo eloquente do fervor religioso da Dinastia Mughal. Nela cabem 25.000 devotos, que normalmente aí acorrem para o culto.
 
Jama Masjid, a maior Mesquita de Delhi

 Visitámos depois o Forte Vermelho, magnífica fortaleza de arenito colorido mandada construir pelo Imperador Shah Jahan. De lá tivemos o ensejo de desfrutar paisagens magníficas, belos palácios e, como que em oração, o Rio Yamuna calmamente espraiando-se em silêncio a seus pés! Belo panorama, um autêntico regalo para os olhos!


O Forte Vermelho  
A seguir continuámos pelo Raj Ghat, um memorial simples evocando, no local da cremação, a memória de Mahatma Gandhi, o grande líder da Índia.


Raj Ghat  
Não longe do bulício da Velha Delhi encontram-se amplas e arborizadas avenidas, construídas no apogeu do Raj britânico. É a Delhi modelada pelos ingleses, cheia de jardins e de amplos bungalows coloniais.


“ Lutyens bungalow “, em Delhi.  
A divisão entre a Velha e a Nova Delhi é notoriamente marcada pela influência do legado britânico. Dum lado a capital germânica, do outro a capital Mughal. Na cidade antiga, tudo quanto é tradição, tudo lembrando o passado. Ao contrário, na Nova Delhi, uma cidade que tenta viver de acordo com os modelos mais elevados de modernidade, uma cidade do séc. XXI.

 Na cidade de Delhi, os túmulos e os templos costumam estar ladeados por torres muito altas, como o Qutab Minar, do séc. XIII, em arenito e mármore – a maior torre da Índia com 379 degraus e 72,5 m de altura. A sua construção começou em 1199 e foi destinada a ser uma torre para chamar os crentes à oração. A base tem 14,3 m de diâmetro e o topo 2,7 m.

 

Qutab Minar
  Para finalizar a nossa visita passámos pela porta da Índia, um arco majestoso com 42 m de altura, erigido em memória dos 90.000 soldados que tombaram durante a 1ª Grande Guerra Mundial. A chama eterna da Pátria arde permanentemente em honra dos soldados desconhecidos, mortos em combate.

 A porta da Índia
 
Terminámos a visita à capital política da Índia com uma passagem pela zona da residência do Presidente – a Rashtrapati Bhawan, pela Casa do Parlamento e por outros edifícios governamentais. E foi tudo!
Até à próxima cidade…
Boas férias.
Francisco Almeida

1 comentário:

mc disse...

" E foi tudo!" , dizes tu e quase parece que foi só uma coisinha pouca , do tipo " vou ali já volto". Mas a viagem continua. Estou a gostar de ler sobre essa imensa India, de que conheço tão pouco.Continua que tens leitores.