A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, janeiro 03, 2007

JANEIRINHAS - Parte 1ª

Na sequência do espírito de corpo nascido do 1º de Dezembro62 , decidiu a Colheita63 cantar as janeirinhas a diversos Profs e algumas individualidades. Não me lembro de todos os cantadeiros, nem se iam algumas meninas(esperem que me lembreis nos comts. ou em artigos) mas eram pelo menos, eu, Chico Almeida, Niso, Isaías, Quintas,MCarvalho, Rogério, Mansilha e entre as várias casas a que fomos, apenas me lembro bem duma. Foi na florestal, a seguir à flôr da ponte que era onde morava a DªHelena Matos. A DªHelena Matos era uma das três "feras" do Liceu mais a DªAdelaide Peixinho e a DªGracinda.
Hoje apenas vou falar Dela, era alta, pró forte sem o ser, óculos grandes, pintoscada, desengonçada e tinha um sorriso a dar para o meigo e simpático embora um pouco cínico.Era uma professora competente, disciplinada e disciplinadora, embora do tipo "passa e anda", ou seja, debitava bem a matéria mas não se preocupava muito se era creditada nos seus destinatários. Tinha uma expressão muito peculiar, quando algum aluno respondia uma asneira, quer no lugar quer no quadro ela "berrava" alto e bom som "Que horrooooooooooooooor..".
Aliás só tive 3 professores de matemática, um na 4ª classe, Dª Arminda que o Osório bem conheceu, que é a Ela que devo a totalidade das minhas bases, que é quase só o que tenho e que muito me ajudou na m/vida profissional. A título de exemplo posso contar-vos que quando fiz os psicotécnicos para a minha admissão ao Banco, éramos 8, os meus não foram grande coisa, mas na parte das contas fiz mais eu sózinho que os outros 7 e foi devido a isso que fiquei aprovado. Depois do 1º ao 5º ano, o Drº Chico Faria bom prof. muito teórico e daqui apenas ficaram as equações e pouco mais. No 6º e 7º ano a Dª Helena Matos, apenas a álgebra me serviu muito pouca, a aritmética racional e a geometria analítica zero.
Continua ....

12 comentários:

Anónimo disse...

A caracterização da D. Helena Ferreira está perfeita!
Todos os anos vem a Bragança e sempre tenh que ir tomar um café com ela.Está igualzinha.Para mim, foi a melhor professora que tivemos...,gostos não se discutem.
Gélica

Anónimo disse...

"Manuel,vem à lousa!"Era o 4º ano,
progressões aritméticas, progressões geométricas, ponto geométrico(?), teorema de Tales...uma professora de quem guardo ums recordação amiga pelo que me fez estudar e interessar-me pela disciplina.
Veio inaugurar o liceu de S.João do Estoril, onde eu terminei a minha actividade docente,tendo lá chegado eu já após a sua aposentação.Há uns dois ou três anos vi-a num passeio naquela zona, mas eu ia de carro e não pude parar.Mas o aspecto era óptimo! Se
calhar tem a ver com as caminhadas de e para a florestal.
Foram meus profs de Mat. o Arq.Manuel Ferreira no 1º ano, o DrChico Faria no 2º e no 3º, e o Dr Fresco no 5º. MC

Anónimo disse...

E com fama de má, não era das piores.
Pessoa muito competente na matéria.
Só tenho a dizer bem desta senhora.
Mantinha as distâncias mas isso era próprio da época.
Ainda me recordo de uma festa de alunos e alunas que viram da universdade de ( Manuel ajuda) em
Espanha. Foi ela uma das organizadoras da festa e houve um
excelente baile a pagantes no ginásio da Escola. Toda a comitiva
espanhola foi muito receptiva.
Tambem a nossa gente nesse dia foi
mais familiar com os alunos.
OLD

Anónimo disse...

Universidade de Valladolid;não te lembras que nós mais tarde encontrámos algumas dessas colegas na nossa excursão!Tuna Claret de la Universidad de Valladolid...e esta ah...

Anónimo disse...

Tive vários professores de matemática entre os quais o dr.Faria,Dr.Fresco,Dr.Arrobas,Dr Rijo.O 1º e o último foram marcantes para mim!Mas acreditem que quem verdadeiramente me ensinou a estudar matemática foi o explicador...o sr.Manso!Grande Homem e a quem devo as verdadeiras bases que tanto me ajudaram nas matemáticas gerais no 1ºAno da AM onde tive o Eng.Carlos Vidal( que também era Catedrático no Técnico)a quem felizmente encontrei no almoço comemorativo dos 40 anos do curso de entrada na AM(1964).Grande fera!O Isaías deve lembrar-se dele.

Anónimo disse...

Não me lembro da festa de que fala o Bartolomeu , mas lembro-me de visitar a U.de Valladolid e dum lanche que nos deram na viagem de fim de ano
referida pelo Vitor.Tenho algures uma fotografia do grupo em frente da residência em que decorreu o lanche.

Anónimo disse...

BOA MEMÓRIA VICTOR.
TIRO EM CHEIO.
É ISSO MESMO ,UNVERSIDADE DE VALLADOLID.
Estás em boa forma
OLD

Anónimo disse...

A mim quem me ensinou a estudar Matemática foi o explicador Srº Bravo, que morava na estacada . Grande Homem . Sabeis quem foi o m/explicador no 7º ano, uma vez que o fiz por fora, foi o Carlos Silva que ainda era estudante e grande amigo meu, ainda hoje. Para ti um grande abraço.

Anónimo disse...

Eu aprendi algumas coisas de Mat. nas férias de 1960 com o sr Manso. de quem guardo a imagem de pessoa muito afectuosa.

Anónimo disse...

Amigo MCarvalho: se descobrires essa famosa fotografia de Valladolid gostaria que me enviásses uma cópia.

Anónimo disse...

Em Físico-Químicas tive vários professores entre os quais o Dr.Correia Alemão,Drª.Ália Monteiro e Dr. Costa Paz entre outros.Refiro contudo a DrªÁlia Monteiro que me marcou muito positivamente pela excelência dos seus ensinamentos e também pela maneira como sabia conduzir a nossa curiosidade despertando-nos muito interesse pela matéria.VMB

Anónimo disse...

Rectificação:A drª Ália Monteiro dava Ciências-Naturais e não FQ como por lapso referi anteriormente.VMB