A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, maio 18, 2010

VII Encontro Colheita63 , em reportagem escrita


Viana do Castelo, dias 15 e 16 de Maio de 2010.

 Alguns dos “colheiteiros”  foram chegando de véspera. A maioria, chegou  Sábado, antes do almoço, para iniciar o programa, da responsabilidade do organizador e anfitrião, o “colheiteiro” João Mansilha, residente na região minhota, mais precisamente em Afife, bem perto de Viana do Castelo.

 Após o almoço, no hotel que nos serviu de “quartel general”, visitámos a fábrica de Louças da Meadela, unidade que foi criada para dar continuidade ao fabrico da louça regional de Viana - faianças e mais tarde porcelana pintada à mão, já nos anos sessenta, ( louça em grés fino – caulino, feldspato e argila) em cuja pintura ganhou destaque o ramo azul cobalto, bem característico da louça de Meadela.
Depois da visita, um passeio pelo centro histórico da cidade de Viana, uma belíssima “sala de visitas” ornamentada por riquíssimo conjunto de edifícios históricos e monumentais, plena de movimento, e  muito agitada pelo ambiente de feira festiva que por lá fervilhava! Não faltavam, também, as montras comerciais ostentando belas peças do artesanato e folclore locais!
No final da tarde, todo o grupo se organizou para, em cortejo automóvel, se dirigir ao restaurante, sito em Afife, onde se jantaria. Sim, porque estes convívios não dispensam locais de eleição para retemperar energias!Ia a refeição a meio, quando fomos agradavelmente surpreendidos, por um grupode 4 tocadores de acordeon, que simpaticamente nos deram mostra do riquíssimo repertório musical da sua terra, e, ainda, dum “atrevido” apontamento de como umas palavras brejeiras podem dar graça aos acordes musicais do folclore e etnografia minhota! A título de exemplo:

“Deixa-me dormir contigo,
Uma noite não é nada.
Eu entro ao por do Sol,
E saio de madrugada”

“Todo o moço ao pé da moça,
Abre a boca ou se espreguiça!
Ou já está farto da coisa,
Ou não tem força nas «pernas»”.

Com tanta animação alguns dos “colheiteiros” não resistiram. Saltaram da mesa, pularam e dançaram ao som dos acordeons.
Finda a festa regressámos ao hotel. O “grosso da coluna” foi descansar, enquanto um pequeno grupo ( 6 resistentes) ficava num recanto do hall do hotel junto ao bar, para em amena cavaqueira ir desfilando por alguns dos aspectos mais marcantes da actualidade ao jeito de “ tertúlia aberta” aos mais inquietantes problemas da nossa sociedade, entre muitos outros, e, galgando mesmo até aos percursos dos finais dos anos 70, tempos em que a maior parte dos jovens portugueses, protagonizou acontecimentos, para a maioria, não desejáveis, que consequentemente terminaram, na independência das ex-colónias portuguesas. As palavras são como as cerejas, uma e mais uma, e…que pena termos pensado que amanhã, digo, logo, é outro dia!
E, assim, terminámos aquele agradável convívio, mais ricos, talvez, ou pelo menos, melhor apetrechados e mais animados para, de manhã, subirmos ao monte de Sªta. Luzia e desfrutar da bela panorâmica que se oferecia aos nossos olhos e reconhecer quão pequenos somos perante a imensidão da natureza!
 Reconfortados com a beleza da paisagem dirigimo-nos ao restaurante “Açude”, em Ponte do Lima. Uma boa refeição num restaurante carismático da zona, bem enquadrado numa paisagem marginal ao Rio Lima. Estávamos quase de partida! Alguns, ainda passearam pelas margens do rio, enquanto outros se foram despedindo com a certeza de que, pelo menos, para o próximo ano, o VIII encontro estava marcado para Aveiro.
Esperamos que assim aconteça!

 Um abraço a todos e o meu muito obrigado.

Francisco Almeida

11 comentários:

Anónimo disse...

Já estava a estranhar o nosso FA não nos brindar com a sua habitual reportagem escrita!Gostei.
gb

Anónimo disse...

Bela reportagem,como sempre!
Percebe-se bem que foi um encontro pleno de amizade e emoções positivas.... continuai sempre!
Um abraço a todos.
C.

Anónimo disse...

Francisco.20 valores porque não
posso dar mais.
Muito bem.
Abraço.
Bartolomeu

Anónimo disse...

Para o João Mansilha um abraço
e parabens pela excelente organização.
Tudo muito bem
Bartoomeu

Anónimo disse...

A senhora que está ao lado da
Lena,foi nossa professora?
Responda que quiser.
Agradeço
BV.

Anónimo disse...

BV,foi nossa professora e continua a meter-nos num chinelo...
gb

Anónimo disse...

corrigindo..,BV,a professora está à direita da Blá.
gb

Anónimo disse...

Peço desculpa,na 1ª foto está ao lado da Lena.

Anónimo disse...

Ao nosso relator oficial, Chico de Almeida, parabéns pelo relato conciso, preciso e informativo. Foi mesmo assim.
Chico, estás reeleito vitaliciamente.
Vai aparecendo pelo blog!
Um abraço

LP

mc disse...

Nem são precisas mais palavras para saberem como se passou o fim-de-semana - esta narrativa sóbria mas completa diz o que é preciso saber.
O que é preciso é que o seu autor venha a terreiro mais vezes. Olha quem fala, estão alguns a pensar...
Chico, parabéns pela prosa e um abraço.

IFFT disse...

Para além da prosa, obrigado igualmente pela boleia até Campanhã, onde apanhei o combóio para Lisboa.
Peço desculpa por não me ter despedido de todos.
Um abraço. Isaías.