A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, maio 11, 2010

A visita do Papa e a tolerância de ponto ....


Até aos meus 60 anos fui católico , no sentido lato da palavra , pois  os meus Pais assim   quiseram e fizeram com que eu tivesse todos os sacramentos necessários para o efeito  ( batizado , 1ª comunhão , crisma ). No entanto , desde muita tenra idade nunca senti grande aptidão para a prática católica , que depois se foi degradando ao longo da vida com vivência da mesma e os exemplos a que fui assistindo . Quase nunca fui à missa , a não ser em condições especiais e às vezes levado pelos meus grandes Amigos IFFT e DG . Nunca me senti lá mal , mas também , nem bem .
Aos 60 anos , por factos ocorridos na minha vida, virei agnóstico ,o que por imperativo de consciência já deveria ter feito há muito mais tempo , pois sempre fui um mau católico. Isto é uma declaração de interesses para a opinião que em baixo vou tentar  transmitir .

Nos dois últimos fins de semana , por motivos especiais , fui  à missa , sendo o último em Fátima para um convívio de antigos combatentes  do meu Batalhão .  Fiquei impressionado com o fervor daquela multidão e o grande espírito de sacrifício com que algumas pessoas cumprem as suas promessas , quer junto à capela das aparições quer nas estradas , já com muita gente em peregrinação ao Santuário .

Isto para não falar dos casamentos e das procissões feitas por todo o Portugal em que a maioria das pessoas cumpre todo o ritual . 


Também nunca esquecerei o exemplo da minha Mãe . Perto da nossa casa em Bragança , aí a uns 200 metros , logo a seguir à polícia e no caminho para a Escola de S. Sebastião  , havia e há uma pequena capela  , capela de S. Sebastião , onde a minha Mãe , com grandes dificuldades de locomação , se deslocava  a pé todos os dias , enquanto eu estive na guerra , a rezar  que o seu filho voltasse são e salvo .


O estado tem obrigação de respeitar estas pessoas .

Tenho lido e ouvido em tudo o que é sítio , muitos iluminados insurgirem-se contra a tolerância de ponto dada pelo estado a quem quiser e desejar ver o Papa . Pois eu sou totalmente a favor e até acho que é dever do mesmo fazer isso  , porque assim respeita a grande maioria da população portuguesa católica e mais ou menos católica que pensa e sente o mundo de maneira diferente dos restantes. , os ateus , mais ou menos ateus , agnósticos ou mais menos agnósticos .

11 comentários:

Anónimo disse...

H.B., muito obrigada por esta tua declaração. O esforço físico que tenho feito e que culminará hoje na celebração do Terreiro do Paço, não será em vão, embora não seja muito apologista de violência física, nem para pedir milagres. Mas cada um conhece o seu coração e o meu tem a maior vocação para agradecer por todos os meus amigos, de todos os tempos. Na hora das preces, sintam-se todos unidos a Deus, ao Universo, à Natureza, ao Sol, ao Amor, a tudo o que de bom existe no coração de cada ser humano. O nosso pensamento irá para "lugar seguro" e fará o que tiver que ser feito.
Um grande abraço fraterno.
Fbbc

DuarteO disse...

Declaração de interesses: não sou religioso, nem sequer agnóstico.

Vamos lá:

Este problema não pode ser avaliado emocionalmente.

Quem é católico e quer ver o Papa tem todo o direito e deve ser respeitado pela sua fé.
Para isso mete um dia de férias.

Como a tolerância de ponto é só para a função pública, os católicos que trabalham nas empresas privadas como fazem?

E os funcionários públicos que gozem a tolerância e decidirem ir à praia, ao cinema, ou visitar amigos?

As escolas públicas, das creches ás universidades, fecham.
A grande maioria das privadas, quase todas católicas, não fecham!

Pois é!
Uma tremenda injustiça.

Por outro lado vivemos num estado laico!
Ou então assumimos que o estado é confessional!

Unknown disse...

DO: Tudo certo o que disseste , mas nada disso invalida o essencial , que é o Estado dar a dita tolerância de ponto , depois cada um faz o que estiver de acordo com a sua consciência.

Anónimo disse...

Já aqui tinha feito um comentário que não apareceu..
Sou católica,gosto de ir a Fátima,quando me apetece.Respeito todos aqueles que gostam de ir ver o Papa,mas sou "iluminada"como diz o nosso HB,pois sou absolutamente contra estas tolerâncias.
gb

Anónimo disse...

Acho que se deve receber o Papa com a dignidade que nos merece, mas parece-me que se está a exagerar! Mais, repugna-me a hipocresia de alguns.

LP

DuarteO disse...

HB:

Medida é ELEITORALISTA e injusta!

Conheço casos de F.P. que usaram a tolerância para tratar da sua vida.

E os miúdos onde ficam, se os pais trabalham?

O Papa é um Chefe Religioso (Igreja Católica Apostólica Romana) e um Chefe de Estado (Estado do Vaticano).

Como Chefe de Estado deve ser recebido pelo Estado Português com todas as honras oficiais.

Como Chefe Religioso deve ser recebido pela sua Igreja e respectivos crentes com todo o fervor apostólico.

Tudo o resto é POLÍTICA ELEITORAL, quer do Governo, quer do PR!

Anónimo disse...

..e entre os festejos lá vão surgindo as medidas de austeridade..
gb

Rosa dos Ventos disse...

Entre o que diz o HB e o DO a minha Razão balança!
Muito complicada esta tolerância de ponto...mas a intolerância não é democrática, contudo nem todos os católicos foram beneficiados com esta medida, enquanto não católicos o foram o que também não é democrático...
Ficamos como?
Nunca aconteceu isto com visitas papais anteriores...
Dá que pensar, pois dá!
Tive uma educação católica mas neste momento estou zangada com Deus!

Abraço

mc disse...

Esta tolerância é um exagero porque afecta três dias . Em boa verdade, só escapa por ocorrer pouco depois da "perda" de dois feriados nacionais, o 25 de Abril e o 1º de Maio.Como o dia 13 de Maio não é feriado nunca, o que não impede a deslocação a Fátima de centenas de milhar de peregrinos todos os anos, seria curial e razoável que a tolerância fosse decretada , nos termos em que o foi, nos dias 11 e 14.

Rosa dos Ventos disse...

Estás enganado, MC!
Este ano a Quinta-Feira da Ascenção, que é feriado municipal em muitos concelhos portugueses, passe a redundância, este ano calha mesmo a 13 de Maio! :-))

Abraço

IFFT disse...

O insuspeito Manoel de Oliveira, homem das Artes e com mais de cem anos de idade, àcerca da vinda do Papa Bento XVI à nossa Terra disse, ajoelhando-se-lhe e beijando-lhe o Anel Papal:
ROGO QUE NOS DEIXE A SUA BÊNÇÃO.
Mais palavras e comentários para quê?