A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

domingo, janeiro 10, 2010

Li a entrevista e gostei!

Visão política, cultural e histórica

Manuel Alegre
"Portugal tem futuro mas o país está doente. E isto não pode ser enfrentado com uma visão tecnocrática, é preciso visão política, cultural e histórica. Essa é a função do PR."
Manuel Alegre – Expresso – 2010.01.09
Esta é uma das frases-chave da entrevista que Manuel Alegre deu ao Expresso desta semana. Não entender que ao Presidente da República compete ser o intérprete dos portugueses através da sua identificação com os problemas dos cidadãos e com o cumprimento das regras da democracia expressas na Constituição, o que faz com que os portugueses sintam em Belém um último recurso para a sua defesa, é não entender o papel fundamental que um Presidente da República tem de desempenhar para que exista confiança no regime.

O Presidente da República tem de ser o zelador pela aplicação de igual justiça, o garante da protecção dos cidadãos mesmo em relação a eventuais abusos de outros poderes. Não lhe compete definir a política mas sim assegurar o cumprimento da Constituição. Não lhe compete governar, nem apresentar linhas de orientação política porque isso é da competência de outros órgãos democraticamente eleitos.

Como diz Alegre na entrevista, ao Presidente não se tem de exigir "visão tecnocrática" porque o que se lhe exige é uma "visão política, cultural e histórica" que assegure a unidade nacional, o cumprimento da Constituição e a garantia da justiça e da segurança, usando todos os meios que a Lei Fundamental lhe concede.

Se Cavaco entendesse isto não se tinha deixado arrastar para a contenda política que desacreditou o seu papel supra-partidário. Um Presidente da República não é um corta-fitas assim como não pode ser contrapoder. Tem funções bem definidas e é com o seu desempenho que garante que Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
LNT

6 comentários:

Unknown disse...

MA não entra na lista dos meus candidatos.

DuarteO disse...

Ainda vais engolir o sapo!

Unknown disse...

Não vou não . Já chegou na última vez ter de votar no MS .

Rosa dos Ventos disse...

Nunca digas nunca, H.B....
Eu fiz o mesmo e votarei em Manuel Alegre, num confronto com Cavaco Silva.
Aliás já votei M.A. para Secretário-Geral... :-))

Abraço

Reis Quarteu disse...

Eu também acho que essa parte da entrevista assentava como uma luva ao 2.º mandato do Soares, que passou a vida a intrometer-se nas competências de um outro órgão de soberania legitimamente eleito (e com maioria absoluta) e que não se cansou de se meter na agenda política do governo, com presidências abertas com forte significado político e congressos políticos sobre o futuro de Portugal. Ainda não percebi o que tem o facto de dizer que tem outras preocupações sobre o país tem com intrometer-se na actual agenda do PS, como disse o "queque" do Sérgio Sousa Pinto, corroborado no dia seguinte pelo Sócrates...
Enfim, cada qual vê aquilo que lhe convém, comigo acontecerá a mesma coisa, com certeza.
Cumprimentos.

IFFT disse...

Mais um quebra cabeças para S.Exª o Primeiro Ministro...