A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Quem te viu e quem te vê !

Após uma maratona negocial de cerca de 14 horas, foi posto fim a um conflito que se arrastava há uns anos a esta parte, obrigando a ministra e seus colaboradores, bem como os sindicalistas, a um corropio pelas salas de diversos andares do Ministério da Educação, para se conseguir chegar ao acordo possivel.
Certamente que houve cedências de ambas as partes, mas as duas principais reivindicações apresentadas pelos Sindicatos, forma de avaliação e chegada ao topo da carreira dos professores, com informação de "Bom", e que eram determinantes para a continuação da discussão, ficaram devidamente consignadas no acordo obtido.
Aparentemente, pensar-se-á que o entendimento agora obtido se fica a dever à capacidade de diálogo da actual ministra e do seu gabinete, já que os principais sindicalistas são os mesmos que lideram os professores.
Para a história, a anterior ministra ficará classificada como teimosa, inimiga dos professores,etc, etc.
Nada de mais injusto.
Os anos passados de "guerra fria" entre o Ministério da Educação e os Sindicatos representativos do sector foi uma realidade e revestiu-se das peripécias bem conhecidas de todos , que tanto mal causou aos alunos que frequentavam a Escola, foram única e simplesmente da responsabilidade dum Governo autista e de um Primeiro Ministro bisonho e inebriado com a maioria que o apoiava na Assembleia da República.
Vê-se agora que as pretensões dos professores não eram assim tão injustas e infundadas como eram classificadas pelos socialistas, bem há pouco menos que cinco meses.
Então o que se passou? Porquê um entendimento agora?
Aconteceu que a maioria se esvaiu, mas a vontade de continuar a governar é tanta, que tudo é tolerado para manter o poder, ainda que haja que negar o que se afirmou ontem com toda a veemência, apelando, apenas e só, aos interesses nacionais e aos valores democráticos.
Por isso as ordens transmitidas para o Ministério resumiram-se apenas a isto: simular as negociações e assinar.
É caso para dizer como o povo : Quem te viu e quem te vê !

2 comentários:

IFFT disse...

Quando comecei a escrever esta mensagem, desconhecia a do Duarte sob o mesma tema.

mc disse...

Ora, aí está uma boa receita! Se não estivesses na "oposição",diria que com a verdade me enganas.