A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, janeiro 23, 2010

Explicação duma obra de Picasso ...



A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães e actualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação
.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na net soba forma de um vídeo (ver relacionados no final do texto). O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação.

Começo a perceber um pouco a sua obra. Gostei . 

3 comentários:

Fernanda Campos disse...

A Arte da imagem é subjectiva. Para mim, entrar-lhe na "alma" é o segredo.Haja interesse e oportunidade ou vice versa.
Fbbc

Rosa dos Ventos disse...

Muito interessante esta versão a 3D...
O que me impressionou mais foi o olhar humanizado do touro que não captei quando vi o quadro in loco!

Abraço

Anónimo disse...

Picasso expressa de forma genial a sua revolta pelo massacre da sua bela Espanha, mas Lena Gieseke é também extraordinária a revelar-nos, com a sua técnica inovadora, a possível génese da elaboração da tela do Mestre. É bom saber que há seres privilegiados que nos ajudam a esquecer os horrores do momento.
Urze dos Montes