A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, julho 16, 2008

Um pouco de prosa alheia

A propósito do que têm sido os temas dominantes neste espaço nos tempos mais recentes e suscitado pela fotografia de Bragança antiga,segundo a legenda de 1918, ocorreu-me uma página de "Diário Inédito", de Vergílio Ferreira e publicado em Maio último.
No dia 10 de Outubro de 1944, quando iniciou a sua estadia como professor no liceu em Bragança, regista o seguinte:

" Meu diário! Há quanto tempo que eu te abandonei!(.. )É preciso que eu diga o que é Bragança e por que razão eu vim cá parar.(...) "
E mais adiante escreve :

"Estou de novo em Bragança. Como tudo isto é arcaico! Os colegas são velhos, gordos ou secos, coxos, com tiques como o clássico professor do liceu. Tudo velho, tudo passado. Uma praçazinha aldeã, casas negras, ruas tortuosas. E sempre um ar recolhido de monge na montanha. Onde fica o AIgarve brilhan­te de casas brancas? Onde fica a Lisboa febril, eléctricos, auto­móveis, buzinas, cartazes luminosos e gente e gente? Onde es­tás tu, minha Gina?

Estou triste porque me sinto bem dentro de mim. Eu que­ro sair deste ermo, estou farto de pedregulhos, quero ir-me em­bora! Talvez ao menos, assim, eu seja um artista... O artista é o indivíduo que se julga só no mundo. Será decerto por isso que os outros o utilizam apenas como adorno, tal como um pendu­ricalho de ouro. Muito bonito, muito valioso, mas pendurica­lho...

Onde estás tu, minha Gina?"

5 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Agora é uma cidade bem interessante!

Abraço

Anónimo disse...

Peneiroso!!
Ele estava "ressabiado" porque as meninas de Bragança não lhe passaram cartão..

H.B. disse...

GB : eu lá tinha as minhas razões , o VF estava mesmo ressaibiado , as meninas de bragança não são para um qualquer...

Anónimo disse...

..e como vês, na época, não eram assim tão feias como tu dizes.

Anónimo disse...

Muito bem.
A minha tia M.ª Conceição Alves
Velho,foi aluna do Dr, V.F.
Já foi postado no nosso blog
um artigo que ela nos facultou.
BV.