A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, junho 01, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA ( 27ª )

Adeus temporário


Após vinte e sete semanas a escrever para a Colheita63, farei uma interrupção exígua por motivos profissionais. Ou seja, ir-me-ei submeter a duas semanas de estudo intenso para me preparar para os dois exames nacionais que irei efectuar nos dias 18 e 19 de Junho, a Português e História, respectivamente.
São duas provas de importância vital para o meu ingresso na Universidade, para além de corresponderem às derradeiras provas da minha vida no ensino secundário e daí assumirem um sentimento especial.
No exame de Português, como já tive oportunidade de mencionar neste blogue, serão leccionados quatro grandes vultos da nossa História Literária: Fernando Pessoa e seus respectivos heterónimos (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos), Luís Vaz de Camões, Luís de Sttau Monteiro e José Saramago. Devo confessar que apreciei as temáticas subjacentes ao ideário de cada escritor, naturalmente reflectido nas suas obras literárias, com espírito crítico e com grande perseverança.
Relativamente à “minha” História, o programa de 12º ano exibe basicamente os séculos XX e XXI, particularmente desde o pós Primeira Guerra Mundial até aos nossos dias nomeadamente num contexto de um mundo globalizado com um mercado uniformizado. É de salientar o precioso auxílio do programa da disciplina designadamente em advogar as minhas incipientes convicções políticas como já demonstrei em diversas crónicas.
Em suma, é um “adeus” provisório, mas desejo regressar, após o dia 19 de Junho, em força para escrever e comentar as novidades do nosso blogue.
Cumprimentos a todos os colheiteiros.


Posted by Afonso Leitão

5 comentários:

Anónimo disse...

Afonso,
Vou notar a falta da crónica de sexta-feira, que leio sempre com muito interesse e curiosidade não viesse ela da "pena" de um jovem promissor com ideias e convicções muito definidas. Fico à espera do regresso e, entretanto, desejo os maiores sucessos nos exames. Estou convicta que os resultados vão ser excelentes. Boa sorte e até sempre.

Um abraço

Lena Pires

Anónimo disse...

Bom estudo e óptimos resultados.
*
E vêm à memória as férias de ponto do verão de 63 com o suor do trabalho a escorrer pelas ruas em declive ...Lembro-me que a meio daqueles dias me juntei à malta de ciências no quintal da casa do Niso para recobrar forças e socializar um pouco.E as meninas? Nem vê-las...Andariam a ler às escondidas "Os Meus Amores"? ...
Amanhã podem dizer...

Anónimo disse...

Pois Afonso Leitão,desejo-lhe as maiores felicidades e que Deus o ajude.
Um bom aluno tem que ser sempre premiado e o Afonso merece.
Até breve.
Bartolomeu Velho

Anónimo disse...

Obrigado a todos por todo estimulo concedido à minha pessoa.
Em breve voltarei...

Anónimo disse...

Não tenho tido muito tempo para ler as tuas crónicas, mas sempre que posso leio-as com interesse... a ausência será curta e por um bom motivo. Estuda com moderação e boa sorte!!!
Beijinhos.