A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, junho 25, 2007

Presença Militar na Língua Portuguesa ( 15 )

( continuação )
Preso curto - estar controlado.
Expressão originária da hipologia que se dizia e diz dos cavalos ou muares que quando estão presos à manjedoura podem estar "curtos" ou "compridos, conforme a argola ( das duas existentes ) da corrente de ferro que os prende, fôr utilizada.
Assim, quando se pretende dar ao animal uma maior liberdade de movimentos, inclusivamente deitar-se, prende-se "comprido". Quando, pelo contrário, se pretende limitar esses movimentos,
amarra-se "curto".
Primeira linha - Local mais exposto.
Entre os militares, "primeira linha" é a linha da frente, a que tem maior probabilidade de ter um contacto directo com o inimigo e, portanto, mais perigosa.
Puxar pelos galões - Pretender afirmar-se.
No Exército utiliza-se esta expressão quando se quer dizer que um determinado graduado invoca a sua patente para fazer valer as suas razões.
Quanto maior a nau maior a tormenta - Maior organização, mais problemas.
Derivada dos gloriosos tempos das naus, em que quanto maior era a nau, mais complicados eram os assuntos a resolver, fossem eles de tempo (as naus com maior calado tinham problemas com as estruturas ), de pessoal ( quando havia epidemia a bordo, maiores eram as baixas ) ou de qualquer outra natureza.
Quinta coluna - grupo que mina o objectivo a atingir.
Expressão atribuida ao general espanhol nacionalista Mola quando, em 1936, durante a Guerra Civil de Espanha, planeava o ataque a Madrid com quatro colunas de tropas.
Sendo-lhe perguntado qual delas chegaria primeiro à Capital, o general respondeu: " A 5ª, a que já está dentro de Madrid".
( continua )

2 comentários:

Anónimo disse...

E eu a pensar que a do preso curto tinha sido inventada pelas mulheres!!!

Anónimo disse...

Assim de momento s� h� uma situa�o
em que nem gal�es s�o necess�rios,
quanto mais puxar deles,ou seja o
Sporting � melhor que o Benfica.
Aproveitar agora que est� de f�rias
o Cmdt. do Blog.
Um abra�o para todos.
Bartolomeu
Assunto particular
Ent�o Afonso Leit�o como v�o as coisas pelo Liceu ,exames etc.
Desejo-lhe feliciddes