A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, junho 29, 2007

CRÓNICA DE SEXTA-FEIRA (28ª)

Ensino

Findei na semana passada os exames a que me submeti. Como já havia mencionado neste blogue realizei os exames de Português e História A referentes ao programa do 12º ano. Para responder à questão da Drª Gélica, devo dizer que me correram bem, apesar de me ter deparado com algumas peculiaridades nas duas provas.
O exame de Português (o primeiro desta fase) continha um poema de Álvaro de Campos e subsequentes questões de interpretação. Para minha admiração não havia nenhuma pergunta de gramática. Em conclusão, estudei muito, não me arrependo disso, contudo este modelo de exame é taxativamente indicado para os alunos que estudaram em “oito horas ou menos” a matéria, como ouvi na televisão, e não para aqueles que estudaram muito e que desenvolveram um trabalho consistente ao longo do ano lectivo. Por isso, a crítica proferida pela associação de professores de Português é categoricamente plausível e acertada. Estou confiante, mas mantenho-me naturalmente céptico. É preferível estar renitente do que eufórico.
Relativamente ao exame de História, já exigia muito estudo. Os temas contemplados foram: o “terramoto” Humberto Delgado de 1958 e sua conjuntura, o fenómeno da globalização e a emergência das economias asiáticas. Por ironia do destino, após ter escrito criticamente neste espaço sobre o Salazarismo, deparei-me, na prova, com um dos principais opositores ao ditador português. Inexplicavelmente encontrei um erro no exame, mas, enfim, não é daqueles que influencia decisivamente. Novamente confiante e esperançado.
Em suma, estou de férias há uma semana e resta-me descansar para em Setembro encetar mais uma fase da minha vida: o ensino universitário.

By Afonso Leitão

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem-vindo, Afonso. Regressaram as boas sextas. Gostei da crónica e admito que tenha alguma razão. Veremos pelos resultados.

Espero que os seus sejam bons!

Um abraço

Anónimo disse...

Folgo saber que estás descansado e apto a prosseguir a caminhada.
Parabéns.Boas férias e depois falaremos.

Anónimo disse...

Afonso,

Constato com agrado o regresso da "Crónica de Sexta-Feira", cujo tema me interessou. O exame de História parece-me interessante e para um jovem tão informado foi com certeza muito acessível. Quanto ao exame de Português já tinha ouvido dos alunos aplicados e estudiosos o lamento de não ter havido uma única pergunta de gramática. Foi pena, pois poderia ter feito a diferença!
Agora há que gozar em pleno as férias e recuperar energias para encetar um novo capítulo na vida de estudante.
Boas férias!

Um abraço

Lena Pires

Anónimo disse...

No artigo "Prenseça Militar na
Lingua Portuguesa editado pelo Sr.
coronel Isaias Teles,já tinha
pergutado por si e pedia notícias
sobre a sua situação escolar.
Foi cruzamento de pensametos,pois
já respondeu ao pedido solicitado e
é com enorme satisfação que tomo
conhecimento que as provas estavam
ao seu alcance.
Agora boas férias e muitas felicidades
Bartolomu Velho