A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, setembro 17, 2010

Os meus 15 minutos aqui estão ....

Josefa, 21 anos, a viver com a mãe. Estudante de Engenharia  Biomédica, trabalhadora de supermercado em part-time  e bombeira  voluntária. Acumulava trabalhos e não cargos - e essa pode ser uma  primeira explicação para a não conhecermos. Afinal, uma jovem daquelas que frequentamos nas revistas de consultório, arranja forma de chamar  os holofotes. Se é futebolista, pinta o cabelo de cores impossíveis; se é cantora, mostra o futebolista com quem namora; e se quer ser mesmo importante, é mandatária de juventude.

 Não entra é na cabeça de uma jovem dispersar-se em ninharias acumuladas: um curso no Porto, caixeirinha em Santa Maria da Feira e bombeira de Verão.
 Daí não a conhecermos, à Josefa. Chegava-lhe, talvez, que um colega  mais experiente dissesse dela: "Ela era das poucas pessoas com que um gajo sabia que podia contar nas piores alturas.

Enfim, 15 minutos de fama só se ocorresse um azar... Aconteceu:  anteontem, Josefa morreu em Monte Mêda, Gondomar, cercada das chamas  dos outros que foi apagar de graça. A morte de uma jovem é sempre uma coisa tão enorme para os seus que, evidentemente, nem trato aqui. Interessa-me, na Josefa, relevar o que ela nos disse: que há miúdos de 21 anos que são estudantes e trabalhadores e bombeiros, sem nós sabermos.

 Como é possível, nos dias comuns e não de tragédia, não ouvirmos falar das "Josefas que são o sal da nossa terra?"

 Por FERREIRA FERNANDES, Diário de Notícias


 Ela merece os 15m de glória...
Vamos dar-lhe um minuto de atenção.
 E honrar a sua memória, que o seu exemplo seja seguido por muitos !!!

5 comentários:

Anónimo disse...

O meu louvor a TODAS as Josefas deste país. As dondocas , não querem ser Josefas...sentem-se o máximo quando aparecem nas revistas...para mim , são lixo , lixo que nem dá para reciclar.O País estaria melhor com muitas Josefas.
M.A.A.

Anónimo disse...

É uma história de uma vida curta muito tocante. Era bom que ela servisse de reflexão a muitos dos nossos jovens para se tornarem menos exigentes e mais conscientes da existência de muitas Josefas deste País.
Esta Josefa merece ser condecorada a título póstumo.

LP

Anónimo disse...

Acredito que será condecorada mas o ideal é que seja posta em prática alguma estratégia que proteja os bombeiros, tudo quanto possível. Eu diria que sanções mais rigorosas impostas aos incendiários pudessem ser dissuasoras. Por minha vez, limito-me a lamentar, a aventar hipóteses e a ser sócia dos bombeiros da minha área residencial, embora continue a pensar o que mais poderei fazer, já que faço tão pouco. Talvez algo aconteça e que a situação melhore.
O meu maior apreço e respeito por todos os bombeiros.
Fbbc

mc disse...

Soube pela TV deste trágico caso. Um exemplo de injustiça natural que dói pela ilustração dos desequilíbrios a que estamos sujeitos no decurso diário das nossas vidas. Apetece dizer como aqueles versos da Balada de Neve "mas aos bons,Senhor,porque lhes dais tanta dor, porque padecem assim?"

IFFT disse...

A sorte que este País tem é que tem mais Josefas do que dondocas, e que felizmente não têm a infelicidade de morrer de forma a que tenham momentos de fama, para gáudio dos abutres da Comunicação Social, sempre ávidos destas desgraças...