A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

terça-feira, maio 24, 2011

Literatura!

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»

José Saramago

Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148


1 comentário:

mc disse...

É interessante teres terminado o título com um ponto de exclamação. Por não ser normal e por,neste caso, nos predispor desde logo para uma questão velhíssima da Teoria Literária, a saber, a das relações e mesmo compatibilidades da literatura e da política.Quem é o autor deste texto: Saramago,romancista ou Saramago,homem político? É um diário ,um diário é literatura ou não,ou tem apenas pedaços que cabem neste conceito?
Este texto pode valer nas duas valências: quer como expressão do próprio pensamento do seu autor enquanto cidadão ou como expressão do pensamento de uma personagem de ficção.
De qualquer forma, o mais interessante é que o teu ponto de exclamação está para o título como o grão de areia para a pérola.