A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, junho 22, 2009

O grupo dos trinta ...

Um grupo de economistas acaba de vir a público propor "uma reavaliação profunda dos megaprojectos públicos no sector dos transportes, das suas prioridades e calendários". O conjunto de renomados economistas não é contra - ou sendo-o não o diz abertamente - aqueles projectos. Mas duvida da oportunidade, quer uma reavaliação.

Numa época de eleições, não pode evitar-se notar que a maioria destes economistas pertence maioritariamente a um mesmo partido ou com ele colabora, que é o PSD.Também não pode deixar de se notar que entre os signatários há alguns responsáveis pelo marasmo da nossa economia, pela forma como nunca fomos capazes de igualar o crescimento europeu, gente que tendo tido o poder não logrou conduzir o país a resultados melhores do que os conhecemos há largos anos.

. Os principais argumentos estão nos desequilíbrios estruturais da economia, na baixa rentabilidade e fraca criação de emprego. Ora, quanto ao diagnóstico sobre o estado da economia, não há dúvidas: somos, há mais de duas décadas, um País que compra mais produtos ao exterior do que os que vende; as nossas empresas têm escassa competitividade e fraca incorporação tecnológica; o Estado é pesado, burocrático, um empecilho ao investimento. A questão, porém, não está só ao nível do diagnóstico. Portugal precisa de soluções estratégica, de longo prazo, mas, agora, com a terrível crise económica que vivemos, precisa de uma terapia rápida.

Congelar o investimento público pode ser uma solução contra a espiral de endividamento, mas não se vislumbra qualquer alternativa a não ser mais estudos e uma reavalização, não a cargo de quem está eleitoralmente legitimado, mas de um "painel de especialistas independentes". Isto da independência em matéria de estudos de grandes obras levava-nos longe, mas, como resposta a quem quer saber se ainda tem emprego nos próximos tempos, sabe a muito pouco.

Compilação de vários textos da Net

3 comentários:

DuarteO disse...

Estes 28 sábios, além de previsões erradas e de enriquecerem, o que já fizeram por este país?
-NADA!

Nota - construir estradas, escolas e hospitais não tenho dúvidas. O TGV até Badajoz também não.
Na linha Lisboa-Porto com os Alfa e a linha melhorada não é necessário o TGV.
O Aeroporto não sei!

H.B. disse...

Eu sou amplamento favorável a todos os investimentos propostos. A história dá razão á vantagem dos investimentos megalómanos . Quem tem vista curta neste tipo de investimentos não se safa ...

IFFT disse...

Antes do grupo dos 20, quem pensa no País e no seu futuro há muito tempo que "andava a pregar no deserto",conforme pensavam e ainda pensam os seguidores do Grande Líder, vidé, os comentários anteriores.