A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sexta-feira, julho 23, 2010

Um dia agradável

Passei ontem um dia muito agradavel, pois fui visitar a Escola onde há 47 anos entrei, após concluido o ensino liceal em Bragança e que contribuiu, significativamente, para a minha formação profissional e influenciou as minhas características humanas e de cidadão.
A Porta de Armas e o Edífício ao fundo estão exactamente como eram no dia 30 de Setembro de 1963 e que assim ficaram gravadas na minha memória.
Todo o Aquartelamento, bem como a zona envolvente estão irreconhecíveis.
A Amadora, era então um pequeno subúrbio de Lisboa, servida pelo combóio, onde começavam a aparecer os primeiros apartamentos de propriedade horizontal.
O Aquartelamento, funcionando como o Destacamento de Gomes Freire, foi aproveitado depois de ter sido o Primeiro Quartel da Aviação do Exército e possuia as características normais dum Quartel, com o edifício de comando, parada, casernas, refeitório, arrecadações, instalações desportivas. Como Estabelecimento de Ensino tinha um edifício de traça moderna , para a altura, que era um anfiteatro, onde eram ministradas as aulas de física e conferências diversas.
Hoje, tudo o que se refere a instalações, ensino e lazer dos alunos, é novo e dentro dos padrões mais qualificados.
O aspecto do Quartel tradicional deixou de existir.
Parece um "Campus" Universitário.
A parte desportiva ainda não está completa, mas um Pavilhão Multiusos responde às mais diversas necessidades.
Tive , no entanto, ensejo de entrar e sentir o inconfundivel cheiro do Picadeiro, onde eram ministradas as aulas de Volteio e Equitação, disciplina base para ajudar a dominar o medo e exercitar a coragem.
A Academia Militar, na Amadora , está preparada para alojar e dar aulas, em simultâneo, a 600 alunos das diversas Armas e Serviços do Exército e GNR.
Em conversa com os camaradas que comandam aquele Estabelecimento de Ensino Militar, os mesmos são de opinião, que os actuais Cadetes são iguais aos do nosso tempo, no que concerne a respeito, generosidade, dedicação e AMOR Á PÀTRIA!
Haja quem os saiba comandar!
Foi um dia diferente, onde a esperança de que nem tudo está perdido , continua a vislumbrar-se e que nem sempre se gasta mal o dinheiro.

4 comentários:

Unknown disse...

Recordar é viver .

Anónimo disse...

IFFT, conheço esse exterior, pois é muito perto de minha casa e por lá passo muitas vezes para fazer a minha caminhada. A Alameda da Biblioteca pública , mesmo em frenta a esta porta da Academia Militar, é muito agradável e por ali se anda um bom tempo, mesmo quando o tempo não é tão bom. Volta mais vezes e leva os ténis.
Então, bons comandos para os generosos cadetes e VIVA PORTUGAL!
Abraços
Fbbc

mc disse...

Por vezes passo em frente da AM e vou dando conta das alterações que vão sendo introduzidas nos edifícios. E não só, também na variedade humana que dela faz uso e ali se forma.

Anónimo disse...

Dá gosto saber que ainda há instituições a funcionar bem e onde se continuam a cultivar valores e não se apagou a palavra Pátria.

LP