A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, julho 29, 2010

Fico "Piurso"

Sempre que oiço ou vejo escrito uma crítica mordaz ou uma afirmação menos respeitosa, sobre o nosso País, feito por um português , fico um tanto ou quanto "piurso".
Conhecedor que penso ser dos oito séculos da nossa História, que não sendo em permanência brilhante, houve períodos que merecem por parte de muitos povos do "nosso planeta" a admiração, estima e respeito de quem, não obstante ser um "pobre e pequeno país rural", plantado no extremo ocidental da Europa, conseguiu levar por diante uma Obra, quiçá impensável e de valor incalculável!
Então porquê sempre a denegrir a nossa imagem? Valerá a pena?
Será que nos valorizamos por isso?
Não sou muito dado a Poesia, mas num livro que ando a ler sobre a nossa História , encontrei um extracto do Poema "Malta das Naus" de António Gedeão, que se adapta bem ao assunto em apreço:

"Com a mão esquerda benzi-me
Com a direita esganei
Mil vezes no chão, bati-me,
Outras mil me levantei.


Tremi no escuro da selva,
Alambique de suores.
Estendi na areia e na relva
Mulheres de todas as cores."

5 comentários:

Anónimo disse...

Isto é de Português!!!
Fazes muito bem em ficar "piurso", eu tabém fico, sempre que ouço quem quer que seja a dizer que "lá fora é que é bom". Se posso entrar na conversa, pergunto porque é que não vai embora. Já ningém é obrigado a viver cá...e pode ir e voltar todas as vezes que quizer.
Fiquemos "piursos" sempre que os "azedos" empestam a nossa Terra.
Grande abraço
Fbbc

DuarteO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DuarteO disse...

Como o post incluiu um comentário meu aqui vai um acrescento:

1 - "Pobre e pequeno país rural" referia-se ao tempo em que o ditador exerceu a sua prepotência. Quem é capaz de dizer que nesse tempo, Portugal não era pobre e rural?
Pequeno sempre foi em TAMANHO, não em obra!

2 - Nunca denegri o meu país. Critico instituições e pessoas (onde me incluo), nunca o País. Ao longo da história fizemos coisas boas e coisa menos boas, mas isso é humano.
Chamar "ditadorzeco" a Salazar é denegrir o país?

3 - Nunca disse que "lá fora é que é bom". É bom nalgumas coisas e muito mau noutras.
Se quisesse viver lá fora vivia, cheguei a ser convidado!
É cá dentro que me sinto bem, com a nossa gente, a nossa cultura.

4 - Ninguém tem o monopólio de Portugal!

Anónimo disse...

IFTT e FBBC, subscrevo na integra as vossas opiniões! Gosto muito do meu país, mesmo com os seus aspectos negativos, que também existem nos países que pensamos serem os "paraísos" da terra.
Abraços deste Alentejo com temperaturas africanas!

LP

Anónimo disse...

Subscrevo na íntegra todos os comentários e não vejo qualquer contradição entre eles..
gb