A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, dezembro 18, 2010

Peregrinação a Santiago de Compostela ....

Tentarei expressar o mistério da minha caminhada/peregrinação de Bragança a Santiago de Compostela.
    - Motivação
     Obedecer a ordem misteriosa?
Tentar encontrar o caminho que  conduza à Eternidade, à Terra Prometida, ao ponto onde "Todolos Rios" do Paraíso se cruzem?
     Não sei.
    - Companheiros
    Grupos de Amigos dos Caminhos de Santiago de Bragança e de Zamora.
   - Rota seguida
   Caminho Português, Rota de la Plata.

Rota de la plata

   -Trajecto/Peripécias
Inicialmente, as caminhadas foram suaves, faziam-se de quinze em quinze dias, com o apoio do autocarro dos nossos amigos zamoranos. Tornaram-se mais penosas por termos feito pausa nos meses de verão por causa do calor e da afluência de peregrinos e, finalmente, por motivos de de saúde e familiares de alguns de "nuestros hermanos" terminámos apenas  nos dias 27 e 28 de Novembro, dias muito frios que a mim me provocaram queimaduras na pele.
Esquecendo o cansaço e o frio  chegámos alegres, comovidos e interrogativos a SANTIAGO.
Dias houve em que fizemos 20/25/30 KM de "andadura", como dizem os espanhóis,  calcorreando vias romanas e outros trilhos mais ou menos sinuosos, ao sol ou abrigados por frondosa vegetação, tentando sentir, ouvir, olhar e ver as pequenas coisas da vida presentes em cada recanto. Por vezes,  deliciavámo-nos por locais maravilhosos,  marcos da história milenar da península que atestavam a passagem de gregos e romanos por essas paragens que explorávamos histórica e culturalmente. Na raia,  depois de Vinhais, seguindo por engano o caminho dos contrabandistas pudemos adivinhar as agruras de quantos tentavam iludir a vigilância dos "carabineiros". Saliento como os  locais mais emblemáticos  que percorremos: Monterrey,  Xinzio de Limia, Allariz, Santa Marina de las Augas Santas, Orense, Oseira, Lalin, Silleda e Santiago.
Como não podia deixar de ser, esporadicamente, fomos acometidos por reacções não muito consentâneas com o espírito do peregrino mas justificáveis pela exaustão dos corpos e das almas. A noite que passámos em Orense  teve algo de vigília medieval, pois foi passada num pavilhão gimnodesportivo há muito desactivado, desabrigado, contíguo ao Matadouro Municipal, onde as irmãs vaquinhas, talvez pressentindo o fim,  entoaram, toda a noite, hinos ao Criador, que, embora contrariados, acompanhávamos.
A Peregrinação terminou com a Missa dos Peregrinos, às 12 horas, na esplendorosa Catedral. Foi algo de inesquecível, viam-se rostos com lágrimas, olhares cansados mas irradiando felicidade, alívio por ter chegado à meta, merecendo plenamente a "Compostela" - Certificado da Peregrinação-, honrando o bordão, a concha e a cabacinha, símbolos do peregrino. Éramos impelidos a concluir que os Caminhos de Santiago aliam  a fé, a cultura e a natureza. Deslumbrante era observar a precisão com que o "botafumeiro" atravessava a nave lateral, incensando toda a Catedral.

    - Bençãos
    Muitas para todos os escribas e amigos do blog, expressamente pedidas por mim.

    - Conclusão
Parece-me que terei de continuar o caminho e ir a Roma, pois nem Jerusalém nem Santiago me fizeram encontrar a Terra Prometida...
Termino sentindo profundamente o poema de D. Alfonso Castro, que transcrevo:

                                 "Peregrino:
                                 Solo amar es caminar.
                                 Tu prójimo es tu senda
                                 Y la Gloria que tanto buscas
                                Tu prójimo es tu inmortalidade!"

Um abraço para todos da UM
-------- 
Descriçao brilhante feita pela UM , Antiga Aluna e Professora do nosso Liceu . Denota muita emoção , muita cultura e muita amizade por todos nós. Pela parte que me toca agradeço profundamente este teu testemunho e as bençãos que pediste . Muito obrigado

9 comentários:

DuarteO disse...

UM:

Feliz caminhada, mas, pelos vistos, a não preencher completamente. A "Terra Prometida" está dentro de nós!

Felizes os que foram contemplados com os mistérios da fé, e felizes, também, os que não o foram.

Anónimo disse...

É um previlégio ser amiga e conviver de perto com a UM.Imaginem o que nos divertíamos com os contos vindos de cada caminhada..!
gb

Anónimo disse...

Perdão,corrijo "privilégio".
gb

Anónimo disse...

Cheguei um bocadinho tarde...a GB disse tudo. Também fui uma ouvinte atenta ... é preciso coragem , saúde e boa disposição para tão grande caminhada.Algumas peripécias fizeram-nos rir...O " hotel " de Ourense... os que se perdiam...e por último o frio de cortar a pele.Parabéns , mais uma vez à UM,por mim pode continuar a procurar a Terra Prometida...
M.A.A.

mc disse...

Foi com muito gosto que encontrei referido nesta magnífica reportagem o pouco que conheço da Galiza. Terra esplêndida, que nisto de escolher cantos e paisagens, os santos eram cuidadosos - para benefício dos peregrinos , elevação das suas almas após os sacrifícios do corpo e apelo a novos caminheiros , especialmente quando reforçado pelas oportunas bençãos deste afortunado apóstolo.E como o caminho se faz caminhando, já temos a Urze dos Montes de mente feita para ir de abalada até Roma, centro do mundo que elegeu o próximo como centro da vida e caminho da salvação. Boa viagem .
***
Foi um grande prazer para mim falar com a UM naquele grande almoço do 1º de Dezembro em Lisboa,desejando que ambos se possam repetir.Abraço.

Anónimo disse...

UM, deliciei-me com a descrição da experiência da peregrina em busca da "Terra Prometida"! E apenas posso acrescentar que invejo a fé e a vitalidade da UM.

LP

IFFT disse...

A fé ajuda-nos a mover montanhas!
Também gostaria de participar numa destas manifestações de fé.
Obrigado pelas bençãos pedidas, pois bem necessitamos delas...

Anónimo disse...

Encontrar a "Terra Prometida" em Roma, me desculpe a UM, não acredito! A "Terra Prometida" está naquele cantinho "físico ou psicológico" que nos faz sentir bem
e sobretudo gratas pelo que de bom a vida nos tem dado.
Auguri

Anónimo disse...

Desculpem, eu não sou produto da COLHEITA/63, mas gosto de passar por aqui! Eventualmente comentar...
Auguri