A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Dr. Paulo Quintela 1

Quem do n/tempo não o conheceu ? Era meu vizinho , metia-me medo qundo eu era  criança , austero , feições como que talhadas na pedra , simpático qb. DE seguida o 1º dos artigos sobre ele da autoria da tia do nossso BV.
---
A meu pedido a minha tia colheiteira LNB.Maria da Conceição Alves Velho,está a escrever uns artigos sobre a vida do nosso Ilustre Bragançano  Prof. Paulo Quintela. Envio o  primeiro depois vão indo mais.
Já passoou "a casa" dos 80 isto não se diz, é professora primária aposentada parece que tem  25 e está numa excelente forma. É  COLHEITEIRA L.N.B
Colabora  com a VOZ DO NORDESTE com publicações em proza e em verso.


BV

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é verdade. A idade não conta
para nada.
Pedi á minha tia que gostava que
fizesse um artigo sobre uma pessoa
que a tivesse "marcado" nos últimos
anos como aluna no LNB.,aí por
meados da decada de 40.
Ficamos a aguardar os artigos
seguintes.
Gostaria que o Helder em comentário
lhe deseja-se Boas Festas.Muito
obrigado.
Bartolomeu

Anónimo disse...

Tenho andado um pouco ocupada e confesso que este post me passou despercebido.Só hoje,com calma,andei a dar volta aos últimos dias e lhe prestei atenção.
Um abraço ao BV e desejos de Boas-Festas para a D. Conceição.
gb

mc disse...

O Professor Doutor Paulo Quintela foi uma figura marcante de Coimbra,professor da Faculdade de Letras ,director artístico do TEUC e cidadão livre e activo.Era de Bragança e irmão do Dr. António Pires Quintela,que me lembro de ver passar na rua , uma figura imponente,antigo professor e reitor do LNB. A casa de família era na rua Alexandre Herculano, ao lado da casa dos Drs Moreno e foi nela que o TEUC colocou uma placa de homenagem pelo muito que lhe devia . Assisti,por acaso,à cerimónia de descerramento dessa lápide, que ocorreu durante uma ida do TEUC a Bragança,em ano que não sei precisar. Essa placa ,apesar de o prédio já não existir, foi recuperada para o que o substituiu e ainda lá se encontra. Nesse ano representaram o Auto das Barcas.
Na faculdade foi responsãvel por várias cadeiras de língua e literatura alemã e já em 76 ,vivia eu em Coimbra, assisti à cerimónia do seu jubileu na faculdade e partilhei do seu saber em encontros de literarura realizados pela Casa Alemã.
Interveio também na publicação de obras do Abade de Baçal, nomeadamente a monografia "Vimioso".
Estou curioso em ler o mais que a tia do BV tem para nos dizer.

Anónimo disse...

A tia já me prometeu que depois do
Natal volta ao assunto.
Um abraço Manuel.
Bartolomeu