(Sopa de Alheiras do Restaurante "Flor de Sal" de Mirandela) |
Quem não teve já dúvidas de diferenciar, pelo nome, a sopa do caldo? E quantas vezes pedimos uma sopa e nos servem um creme? Esta questão deixa-me um pouco irritado pois gosto de mastigar os elementos que compõem a sopa. Talvez por habituação e em minha casa sempre se chamou sopa ou creme conforme o tipo de confecção. Outra irritação que naturalmente desponta em mim é assistir quem supostamente educa crianças, apresentarem a sopa como um castigo.
Queres saber mais ? CLICA AQUI
© Virgílio Nogueiro Gomes
2 comentários:
Gostei de ler este artigo sobre sopas e caldos e espero por mais informação. Na minha casa de criança e jovem, em Bragança e filha de minhotos, sempre chamámos caldo a todo o tipo de sopa, excepto quando tinha pão e, assim, já se chamava de "sopas", havendo também a "açorda" de bacalhau ou de tripas. Pensava eu, nessa altura, que a designação "sopa" era um termo mais erudito e nada teria a ver com a confecção e ingredientes utilizados.
Boas sopas ou caldos ou açordas, conforme os gostos e as necessidades alimentares de cada um.
Fbbc
Para mim caldo, só é o caldo verde e a canja (caldo de galinha), tudo o resto é sopa. Na minha infância e juventude a sopa era uma "instituição" incontornável. Conheço casais jovens com crianças em que a sopa é obrigatória às duas refeições, como me aconteceu a mim. Talvez também por isso tenha crescido bem saudável.
Vivam as sopas e os caldos!
LP
Enviar um comentário