A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, outubro 25, 2010

Uns e os outros ...quem se importa ?


Ontem à tarde um homem das cidades
Falava à porta da estalagem.
Falava comigo também.
Falava da justiça e da luta para haver justiça
E dos operários que sofrem,
E do trabalho constante, e dos que têm fome,
E dos ricos, que só têm costas para isso.
E, olhando para mim, viu-me lágrimas nos olhos
E sorriu com agrado, julgando que eu sentia
O ódio que ele sentia, e a compaixão
Que ele dizia que sentia.
(Mas eu mal o estava ouvindo.
Que me importam a mim os homens
E o que sofrem ou supõem que sofrem?
Sejam como eu — não sofrerão.
Todo o mal do mundo vem de nos importarmos uns com os
outros,
Quer para fazer bem, quer para fazer mal.
A nossa alma e o céu e a terra bastam-nos.
Querer mais é perder isto, e ser infeliz.)
Eu no que estava pensando
Quando o amigo de gente falava
(E isso me comoveu até às lágrimas),
Era em como o murmúrio longínquo dos chocalhos
A esse entardecer
Não parecia os sinos duma capela pequenina
A que fossem à missa as flores e os regatos
E as almas simples como a minha.
(Louvado seja Deus que não sou bom,
E tenho o egoísmo natural das flores
E dos rios que seguem o seu caminho
Preocupados sem o saber
Só com florir e ir correndo.
É essa a única missão no Mundo,
Essa — existir claramente,
E saber faze-lo sem pensar nisso.
E o homem calara-se, olhando o poente.
Mas que tem com o poente quem odeia e ama?

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XXXII"
Heterónimo de Fernando Pessoa

3 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente? Quem é que não é ou não foi egoísta em toda a sua vida?
Até, com a melhor das intenções, cometemos actos em que o egoísmo é a mola que move, que age, que empurra, que decide, enfim...faz parte do ser humano. Já descrevê-lo, senti-lo e assumi-lo... não é tão vulgar. Um dia passa, mas já será bastante tarde para arrepiar caminho. É a vida dos simples mortais.
Boa noite
Fbbc

Anónimo disse...

Será que todo o mal do mundo vem de nos importarmos uns com os outros? Ou interpretei mal o Poeta? Um guardador de rebanhos muito individualista!

LP

Anónimo disse...

LP, eu diria que todo o Bem do Mundo viria, se nos importássemos mais uns com os outros, não pelo que merecem mas pelo que precisam. Do merecimento só Deus sabe, do que se precisa é mais fácil aferir, embora nem sempre.
É claro que interpretaste bem o poema, o meu ponto de vista é que é um pouco ao lado. Quem não gostria de poder viver com o egoísmo das plantinhas, simplesmente existir, sem outos cuidados?...
Um grande abraço
Fbbc