A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

quinta-feira, março 24, 2011

O fim da historia?


Quando há uns anos Francis Fukuyama “decretou” o fim da história, mais não queria dizer que as ideologias tinham morrido, ou melhor, tinham morrido as ideologias dos outros, a dele não!

Era o “renascimento” do neo-liberalismo, mais tarde desenvolvido e aplicado pelos neo-com bushistas e seus admiradores. Politicamente era o mundo unipolar e a guerra preventiva. Era o Império!

Viu-se no que deu, chá nos Açores, - ou terá sido café? -, guerra do Iraque, crise de sub-prime, falência de bancos americanos e outros, Madoff, milhares de americanos sem reformas, crise financeira mundial. Islândia, Grécia, Irlanda, Portugal! E quem mais se seguirá?

A realidade encarregou-se de mostrar que não é assim tão simples, as ideologias não morreram e estão para durar, provavelmente de forma eterna.

Perante qualquer acontecimento, nós tomamos posição, de forma mais ou menos explícita, no nosso intimo ou partilhada com os outros, consciente ou inconsciente, mas tomamos posição.

Até os que se dizem neutros, sem cor política, estão a tomar posição, a posição dominante.

Por isso não adianta dizer “não tenho cor política”, “sou neutro”, “não quero saber de política”, porque isto já é tomar posição!

Não ter partido é diferente de não ter posição. Eu não tenho partido mas tenho posição, bem explícita nos comentários que faço.

Defender a nossa opinião, democraticamente, com tolerância e educação, respeitando a dos outros, é um dever de cidadania.

E não se esqueçam, sem demagogia! Pode ser com humor...

1 comentário:

IFFT disse...

Não haverá por aí uma certa confusão com partidos e lideranças partidárias?
O mesmo sucedendo com humor e demagogia?