A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Enquanto o Pedróquio assobia para o lado...



...em Davos estão a lavrar a sentença!


Se quiseres ler o texto completo clica aqui.



Mas há quem lute por nós!

Inspirado AQUI.


Matança do porco

Vai realizar-se no fim de semana de 30 de Março e 1 de Abril próximo a tradicional Matança do Porco no Turismo de Aldeia "outros tempos" sito na povoação de Arícera, concelho de Armamar (margem esquerda do Alto Douro), com as seguintes coordenadas GPS : Latitude - 41º 05' 53,882'' N ; Longitude - 7º 39' 19,17'' W e propriedade do Amílcar Cepeda , Antigo Aluno do nosso liceu. 
Este evento feito em colaboração com a AAALB ( Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Bragança ) é dedicado exclusivamente a Antigos Alunos e enquadra-se nos nossos objetivos de dar a conhecer obra e feitos de Antigos Alunos. 
Quem quiser conhecer melhor o empreendimento Outros Tempos clica em  
http://www.outrostempos.com/
O programa é o seguinte : Matança do Porco - Armamar Deveis proceder de acordo com o programa e independentemente disso, ficamos à v/inteira disposição para qualquer assunto. Diverti-vos ...

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Convite

A exemplo dos anos anteriores lá vamos estar no sábado dia 11 . Quem quer ir ????

quarta-feira, janeiro 25, 2012

Indignação?


Parece que o país está a ser varrido por uma ventania de indignação devido às infelizes declarações de Cavaco, sobre os seus rendimentos.
É bem verdade que tem todas as despesas pagas pelo erário publico, e mais cerca de 3.000 € para gravatas e camisas, para além das reformazitas.
A indignação é tal que corre uma petição na net a pedir a sua demissão, que já ultrapassou os 20.000 aderentes com BI publicado.
Isto é muito interessante, mas reparem, Cavaco é igual a ele próprio, sempre foi assim.
Qual o espanto?
O que não me admira é ver personalidades e jornais, eternos apoiantes dele, a manterem-no em lume brando.
E porquê e para quê?
Para os tansos dos portugueses "esquecerem" as borradas do (des)GOVERNO.

É só poeira, é só fumaça, devemos olhar para além das aparências!

Para os meus Amigos do SCP ...

Podiam aproveitar o Boginov para este tipo de manobras arriscadas e ainda ganhavam uma massas...

sábado, janeiro 21, 2012

Não vou comentar...


...mas não seria melhor começar um PEDITÓRIO?

Um conselho: ao jantar, uma sopinha, um chá de tília, ou um copo de leite, com torradas, como eu já faço há muito tempo!

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Fim do euro ....

Parece que as mais altas instâncias europeias consideram que a Grécia deverá sair do euro em algum momento dentro dos próximos meses. Quando isso acontecer, é possível – mas não necessário – que Portugal saia também do euro, talvez alguns meses depois. 
Neste momento, considero que todos os portugueses devem “subscrever” um seguro contra essa eventualidade, tal como fazem um seguro contra o incêndio da sua própria casa. Quando se compra este seguro, o que nos move não é a expectativa de que a nossa casa sofra um incêndio nos próximos meses, um acontecimento com uma probabilidade muito baixa, mas sim a perda gigantesca que sofreríamos se a nossa habitação ardesse. A esmagadora maioria dos portugueses vive toda a sua vida sem sofrer qualquer incêndio nas suas casas mas, mesmo assim, a maioria de nós tem um seguro contra incêndio. A probabilidade de Portugal sair do euro em 2012 é muito superior à probabilidade de termos um incêndio nas nossas casas durante toda a nossa vida. Por este motivo é que considero que todos os portugueses deveriam “subscrever” o tal seguro contra a saída do euro.
Quais são as consequências imediatas de Portugal sair do euro? A nova moeda portuguesa, o cruzado, sofreria uma desvalorização face ao euro de, pelo menos, 20%. Todos os depósitos bancários seriam imediatamente transformados em cruzados, perdendo, pelo menos, 20% em valor. Todos os depósitos ficariam imediatamente indisponíveis durante algum tempo (dias? semanas?) e não haveria notas e moedas de cruzados, porque o nosso governo e o Banco de Portugal não consideram necessário estarmos preparados para essa eventualidade. O mais provável é que a saída do euro fosse anunciada numa sexta-feira à tarde, havendo apenas o fim-de-semana para tratar da mudança de moeda. Logo na sexta-feira os bancos retirariam todas as notas de euros das máquinas de Multibanco e quem não tivesse euros em casa ou na carteira ficaria sem qualquer meio de pagamento. Durante algumas semanas (ou mais tempo) teríamos um colapso do sistema de pagamentos e, provavelmente, também um corte nos fornecimentos. As mercearias e supermercados ficariam incapazes de se reabastecer, devido às dificuldades associadas à troca de moeda. Este “seguro” de que vos falo, contra este cenário catastrófico, não pode ser comprado em nenhuma companhia de seguros, mas pode ser construído por todos os portugueses, estando ao alcance de todos, adaptado à sua realidade pessoal. 
O que recomendo é algo muito simples que – todos – podem fazer. Ter em casa dinheiro vivo num montante da ordem de um mês de rendimento e a despensa cheia para um mês. Esta ideia de um mês de prevenção é indicativa e pode ser adaptada à realidade de cada família. Não recomendo que façam isso de forma abrupta, mas lentamente e também em função das notícias que forem saindo. De cada vez que levantarem dinheiro, levantem um pouco mais do que o costume e guardem a diferença. De cada vez que dizerem compras tragam mais alguns produtos para a despensa de reserva. 
Aconselho que procurem produtos com fim de validade em 2013 ou posterior mas, nos casos em que isso não seja possível, vão gastando os produtos de reserva e trocando-os por outros com validade mais tardia. Desta forma, sem qualquer ruptura, vão construindo calmamente o vosso seguro contra o fim do euro. Mas se, entretanto, a Grécia sair do euro, o caso muda de figura e é necessário acelerarem a constituição das vossas reservas. Se surgirem quaisquer outras notícias que indiquem algo de mais grave, darei aqui conta disso e actualizarei estas recomendações. Quanto custará este seguro? Pouquíssimo. Em relação ao dinheiro de reserva, o custo é deixarem de receber os juros de depósito à ordem que, ou são nulos, ou são baixíssimos. Em relação aos produtos na despensa de reserva, é dinheiro empatado, que também deixa de render juros insignificantes. 
Quais são os benefícios deste seguro? Se o euro acabar em 2012, como prevejo, o dinheiro em casa não se desvaloriza, mas o dinheiro no banco perderá, no mínimo, 20% do seu valor. Para além disso terão o benefício de poder fazer pagamentos no período de transição, que se prevê extremamente caótico. A despensa também vos pode prevenir contra qualquer provável ruptura de fornecimentos, garantindo a alimentação essencial no período terrível de transição entre moedas. Parece-me que o benefício de não passar fome é algo de significativo.
E se, por um improvável acaso, a crise do euro se resolver em 2012 e chegarmos a 2013 com o euro mais seguro do que nunca? Nesse caso – altamente improvável – a resposta não podia ser mais simples: basta depositar no banco o dinheiro que têm em casa e ir gastando os produtos na despensa à medida das vossas necessidades.
Por Pedro Braz Teixeira às 08:30 

Nota : Já há algum tempo que ando preocupado com este assunto e este artigo veio a talhe de foice . Não concordo que a nova moeda se vá chamar cruzado , mas escudo . Quanto ao resto "cautelas e caldos galinha nunca fizeram mal a ninguém". ( HB)

E está o país entregue a estes dois cromos!

Temos o que merecemos!

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Ciclo de conferências sobre o tema: “Emigração no sec XXI”

Cartaz publicitário da conferência.

D3A638A1631B42AFBFEC8B110B667DA9@xp

Violino no telhado ...


O filme passa-se no século XVIV e tem como "história" casamentos forçados pelos pais e pela casamenteira e o filme prega a Tradição na época. Por mais que o actor pregue a Tradição, as filhas dele não!!! Coitado dele!!!
Foi um dos filmes que mais vezes vi , além de o ter visto mais que uma vez em versão teatral. Gostei e gosto muito dele. O que mais me atrai é a luta do Pai contra a tradição , que ,felizmente  não conseguiu ,e as suas filhas puderam concretizar aquilo que queriam e mais gostavam .
Isto vem a propósito da tradição gastronómica que eu tenho há muitos anos para os meses de Janeiro e Fevereiro e que não consigo alterar .
Durante Janeiro, "Migas" ,um prato tradicional beirão feito e comido nos lagares de azeite , em Fevereiro , as célebres "cascas" em Vinhais e a celebérrima "lampreia" no Porto da Raiva ( perto de Coimbra).
Quem me quer acompanhar ou quebrar-me esta tradição ?
Fico à espera ....

sábado, janeiro 14, 2012

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Discos pedidos...

Por MC

Estamos safos!

Toca a exportar via franchising...ou a fazê-los e papá-los!
Aqui vai uma receita.

Alta tecnologia ....

Este era o PC do nosso tempo e os respectivos ratos. O delete era um  "cibo" de pano ou papel  conforme as circunstâncias. Não era financiado pela escola nem tinha internet , era pago pelos nossos Pais .
Como foi possível aprendermos algo ?
Responda quem souber ....

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Mais uma...


Calma, calma, não vou falar do que se passa no nosso país, não quero melindrar algumas almas colheiteiras, que já se aproximam dos 70 anos.

Felizmente para elas - as almas melindrosas da colheita-, podem pagar...

segunda-feira, janeiro 09, 2012

domingo, janeiro 08, 2012

Caça ás bruxas!



Anda tudo doido!
Agora é a Maçonaria.
Percebo porquê: desvia atenções.

A Maçonaria tem sido, ao longo dos séculos, uma instituição respeitável, solidária e progressista.
A leitura da sua carta assim nos leva a pensar.
Que possa haver, entre os maçónicos, gente menos recomendável, será verdade.
Como em todo o lado, em todas as classes, em todas as profissões, em todas as épocas.

Não sou maçónico, mas respeito quem aderiu a esta instituição, com convicção, seriedade e honestidade.
Se gostam de usar aventais e ser clandestinos, é o seu direito.
Não é o seu direito, nem de ninguém, traficar influências, fazer e desfazer governos, manipular a economia, etc., etc.!

Vamos lá ter mais bom senso e não colaborar em campanhas de poeira nos olhos!

Tarde muito fria , mas solarenga


Vou passar estar tarde/noite nesta lareira



acompanhado desta música , algum digestivo e quiçá, uma soneca...



Quem me quer acompanhar?

sábado, janeiro 07, 2012

Exposição de aguarelas do Arqtº Manuel Ferreira em Bragança , Novembro de 2011

O Arquitetão ( nome pelo qual era conhecido pela Colheita63 ) foi nosso professor de desenho nos 6º e 7º anos. Daqui um grande abraço para ele. Tenho usado aqui algumas aguarelas dele e hoje vou usar outra , a que abaixo reproduzo.
Gostava de saber quem me informa a que se refere esta aguarela . Fico a espera.

Nota : devido ao facto de ainda ninguém ter acertado  o nome  da aguarela acima , aqui vos deixo a sua identificação :

Gimonde (pormenor)
Aguarela s\ papel
2000
92 cm x 74 cm
Assinado: Ferreira de Palácios
8/01/2012 - 11h00

Prognósticos ? Só no fim ....

Hoje à noite jogam o Sporting/Porto para a liga Sagres. Embora estando eu completamente de fora , a verdade é que o resultado final me interessa. Então vamos aos meus prognósticos.

Emocional  - perdem  os dois 
Interesseiro - ganha o SCP
Racional - ganha o Porto

Previ no início do Campeonato o seguinte :


1º e  2º lugares - FCP ou SLB
3º lugar - SCB ( Braga )
4º lugar - SCP

Quereis partilhar os v/prognósticos connosco ? Força ....

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Janeirinhas 2012 ...


Boas festas , boas festas
Boas festas viemos dar
aos visitantes desta casa
se nos querem aceitar

Queremos agradecer as v/visitas
que muito nos estão a  agradar
continuai sempre connosco
para sempre nos visitar


Figuras de Bragança ....do nosso tempo 2

Aguarelas : Manuel Ferreira
São três  figuras de Bragança , do nosso tempo.
Quem as identifica ? Quem quer partilhar connosco algumas histórias que eventualmente possais conhecer deles ? Devem ter muitas e algumas eu conheço.....

quinta-feira, janeiro 05, 2012

Figuras de Bragança ....do nosso tempo. 1

São duas figuras de Bragança , do nosso tempo.
Quem as identifica ? Quem quer partilhar connosco algumas histórias que eventualmente possais conhecer deles ? Devem ter muitas e algumas eu conheço.....

quarta-feira, janeiro 04, 2012

É a crise...!


(fotos colhidas na Net)

Hoje o meu almoço foi um "almoço de crise".
Passo a explicar:

Caldo verde, com couve galega da horta
Arroz de tomate malandro, com tomates da horta.
Carapaus fritos, da horta, perdão da peixaria...
Vinho do Douro, uma delícia.
Tangerinas, colhidas uma hora antes, da horta claro!
Cafézinho suave e aromático, do México, feito na máquina de filtro de papel, que uma "boa alma" me ofereceu!

Lá se foi a dieta...

terça-feira, janeiro 03, 2012

Porquê tanto alarido?

Vai um alarido pelos blogues porque o segundo trabalhador mais rico deste país, o merceeiro do Pingo Doce, decidiu levar as massas para a Holanda.
Está no seu direito, a massa é dele, e lá paga menos impostos.
Sabe bem pagar tão pouco!

Só não percebo porque andou tantos meses a "defender a pátria", com tiradas moralistas, a atacar o Socas e os perdulários dos trabalhadores que viviam acima das suas posses!

Patriotas destes...mas também é verdade que o capital não tem pátria!

BELA PRENDA ...

Parece uma prenda da época guardada naquela caixa , CLICA AQUI,  mas é muito mais . Faz pensar no nos equilibrarmos,em permanente desafio a hábitos e direitos adquiridos ao longo de muitos anos de trabalho ,e tudo a fim de empobrecermos ao longo do bom ano de 2012. Master dixit. Aos que aqui vierem cantar os reis ou mais tarde assinar o livro de cumprimentos, não esqueçam que há vida para lá de todas as contingências e todos os devaneios de que é capaz a argúcia humana
Abraço, MC

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Marisco para quem pode...

TURISMO CULTURAL E RELIGIOSO


Não haverá nenhum visitante da cidade de Toledo, em Espanha, que abandone o local sem visitar a sua imponente catedral. A construção deste maravilhoso templo, iniciou-se em 1221 e só terminou, passados quase três séculos, em 1493!
Desde finais do século XV, e pelos tempos fora, a catedral foi enriquecida com todo o género de decoração interior; a quantidade de capelas, pinturas, retábulos, órgãos, jóias e esculturas, converteram esta magnífica igreja, de estilo gótico, em um dos mais opulentos templos da cristandade.
Uma dessas peças decorativas, sob a forma de escultura, está localizada no coro central do templo e representa a vitória do Bem sobre o mal.
Aconselhamos, vivamente, uma visita a Toledo e à sua majestosa catedral; porém, para quem não pode, aqui fica a foto da citada escultura alegórica: o Bem, simbolizado por uma grandiosa águia real, esmaga, com as suas garras, um virtual dragão de ínfima e ridícula dimensão. O mal é aqui representado por este “pequeno monstro imaginário, com língua extensa e bífida...”, que só consegue afirmar-se com recurso à perfídia, à deslealdade, e á batota generalizada!
 
Nota: Qualquer semelhança entre esta maravilhosa peça de arte sacra e a realidade, não passa de pura coincidência!

Este texto , com o qual estou inteiramente de acordo , foi-me enviado via email por um amigo ( Antenor Santos )

domingo, janeiro 01, 2012

Recomeçar I

Recomeçar é sempre difícil, é voltar ao princípio é começar tudo de novo. Neste mês e meio que estive inactivo no que diz respeito ao blogue , senti que a nossa interactividade se estava a esfumar . eu próprio não mantive a mesma actividade "navegatória" na net nem na blogosfera e portanto não me estava a sentir bem . Sempre foram cinco anos de grande activadade e não podia consentir que esse trabalho todo fosse , pura e simplesmente por água abaixo.
Portanto aqui estou de novo para o que der e vier . Pela minha parte falarei de tudo e de todos o que eu desejo é manter viva a nossa chama.

Recomeçar II

Não importa onde você parou...
em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e necessário
"Recomeçar".

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...

Chorou muito?
foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...

Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego? Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado... diferente?
Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender a
pintar... desenhar... dominar o computador...
ou qualquer outra coisa...

Olha quanto desafio...
quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho? besteira...
tem tanta gente que você afastou com
o seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza...
nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis... o mal humor vai comendo nosso fígado...
até a boca fica amarga.

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar?
Vá alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor...
queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...

Se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos...
já se desejarmos fortemente o melhor e
principalmente lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental...
jogar fora tudo que te prende ao passado...
ao mundinho de coisas tristes...
fotos... peças de roupa, papel de bala...
ingressos de cinema... bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados...

jogue tudo fora... mas principalmente...
esvazie seu coração... fique pronto para a vida...
para um novo amor...

Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas
e muitas vezes... afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...

(Paulo Roberto Gaefke )