A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, janeiro 07, 2012

Exposição de aguarelas do Arqtº Manuel Ferreira em Bragança , Novembro de 2011

O Arquitetão ( nome pelo qual era conhecido pela Colheita63 ) foi nosso professor de desenho nos 6º e 7º anos. Daqui um grande abraço para ele. Tenho usado aqui algumas aguarelas dele e hoje vou usar outra , a que abaixo reproduzo.
Gostava de saber quem me informa a que se refere esta aguarela . Fico a espera.

Nota : devido ao facto de ainda ninguém ter acertado  o nome  da aguarela acima , aqui vos deixo a sua identificação :

Gimonde (pormenor)
Aguarela s\ papel
2000
92 cm x 74 cm
Assinado: Ferreira de Palácios
8/01/2012 - 11h00

6 comentários:

Anónimo disse...

A capela a que se refere o Helder na aguarela do arquitecto Ferreira é a capela de S. Bartolomeu situada na zona da pousada de Bragança.
T.F.

Anónimo disse...

Mas, junto à capela de S. Bartolomeu não há casas....
M.A.A.

Eulalia Goncalves disse...

Quem ja ouviu faalr em liberdade criativa?:)As casa nao precisam de existir junto a capela. Mas O artista colocou-as la como as podia ter colocado no firmamento.
Um abraço
E.G.

Anónimo disse...

Obrigada Eulália , o que diz está correcto , mas não é o estilo do Arq.to Manuel Ferreira; por norma , pinta situações bem reais.
A capela de S. Bartolomeu é bem diferente desta, muito diferente.
M.A.A.

mc disse...

O arquitecto Manuel Ferreira foi meu professor,no 1º ano do liceu, de Matemática, de Desenho e de Trabalhos Manuais - meu e dos rapazes e das meninas que naquele ano foram da turma mista, sediada no anfiteatro virado para o mercado municipal.Voltou a ser no ano seguinte, mas só a Desenho e TM. E creio que foi de novo nosso prof de D. no 5º ano.Como também fui aluno de Francês da esposa, que tão cedo se partiu.
Nasceu em Palácios , estudou no mesmo liceu que nós,continuou no Porto onde também tocou violino no Grupo de Tangos do Orfeão Universitário .Para lá da pintura que criou no estilo referido por MAA ,colaborou ao longo dos anos com algumas ilustrações para o Boletim dos Amigos de Bragança. É uma excelente pessoa,que gosto de reencontrar e que na minha última passagem por Bragança vi um pouco alquebrado, que os anos não perdoam.Seria interessante ver outras pinturas suas no blog.

Anónimo disse...

Tenho duas pinturas do arq. Manuel Ferreira que muito aprecio.Uma, óleo sobre madeira , 197o, num dia de grande nevão, feita do início da Estrada do Turismo para a ponte , apanhando o rio, capela do senhor dos Aflitos , escola do Loreto, quintais e moagem .
A outra de 1986 , aguarela sobre papel, uma rua de Rio de Onor.
M.A.A.