A interactividade da Colheita63 em movimento contínuo para todo o Mundo e especialmente para Lisboa , Tomar , Monte Estoril , Linda-a-Velha , Setúbal , Coimbra , Porto , VNGaia , Braga , VNFamalicão , Santo Tirso , Afife , Vila Real , Vinhais , Bragança , Castelo Branco , Seia , Vendas Novas , Varsenare e Aveiro

sábado, março 28, 2009

O folar

Apetecia-me hoje comer folar . Infelizmente já não vivo em Bragança , porque se vivesse era fácil satisfazer o meu desejo , por isso e para não iaugar, andei pela Internet a navegar e vi coisas incríveis , quase inacreditáveis , sobre a receita do folar.
Desde frango , perdizes , coelhos , ovos e outras coisas tudo lá aparece , menos o que é necessário como a gravura mostra.
Será defeito meu , mas folares só de Bragança , Vinhais e Valpaços.
Espero brevemente comer um bocado de um deles .

10 comentários:

Anónimo disse...

É um facto, folar só o da nossa região ... um bom motivo para na Páscoa irmos matar saudades do nosso folar.
Bom fim de semana para todos!

LP

DuarteO disse...

Caríssimo Hélder,
O FOLAR pode levar um pouco de frango corado, mas sempre em minoria. A base é o divino RECO e suas iguarias: salpicão, linguiça, presunto e carne gorda da barriga!

Se vires na Cozinha tradicional Portuguesa da Maria de Lurdes Modesto, o Folar de Valpaços leva frango.

Em minha casa levava frango, mas acima de tudo o divino RECO e seus derivados!

Viva o Folar!
Viva as Alheiras!
Viva Trás-os-Montes!

Hoje deu-me uma de nostalgia!

Anónimo disse...

É uma delícia quando bem feito, com a receita tradicional; mas que faz mal, faz.
Antes que algum "torquemada da saúde " o venha proibir ou a impôr condições para o consumo ...vamos aproveitando.Feliz Páscoa.M.A.A.

Rosa dos Ventos disse...

Eu pensava que a esta iguaria se chamava bola, pronunciando o "o" fechado e que o folar era doce e muito amarelinho.
Aprendi a gostar de bola com a minha tia brigantina, mas ela não lhe chama folar...
Átila, tu que és um apreciador e entendido da gastronomia de Trás-os-Montes explica lá as minhas dúvidas...

Abraço

Este ano fazes anos no Domingo de Páscoa!
Imagino as iguarias que vão estar na tua mesa! :-))

mc disse...

O recheio do folar assenta nos produtos do "reco", mas em Bragança costuma acrescentar-se o mais que se quiser: frango, coelho, perdiz... ao folar do domingo de Páscoa. Os folares de mais longa duração só contêm "reco".E também se fazem, em formato pequeno, bolas da mesma massa mas sem recheio e que se chamam "mimosas"!
Em Bragança predomina o formato redondo, de facto.
Em Lisboa há umas confeitarias na Rua Morais Soares que confeccionam folar do norte , julgo que gente que de lá veio.

Anónimo disse...

Quando era jovem , de facto o folar do dia de Páscoa, era enriquecido com frango etc . penso que por uma razão:as refeições eram caldo verde, chá e folar.Nesse dia a empregada, quando a havia ia a casa, as refeições, quase sempre em família ou com amigos enquanto se esperava a visita pascal eram assim simples (?) para as mulheres da casa não estarem ocupadas na cozinha.Peço ajuda a quem se lembre melhor do que eu.M.A.A.

Anónimo disse...

O típico será o folar redondo,eu gosto mais dele rectangular e quem me conhece é assim que mo faz.Se a massa e as carnes são as mesmas...sendo rectangular parte-se muito melhor.Não seja por isso...,venham até cá que folares não faltam.
Não me lembro se era a comida do dia de Páscoa,sei que era o jantar do dia em que a folarada saía do forno.Ainda meio morno e com um cafézinho de cevada...um regalo!!

H.B. disse...

M.A.A : na n/idade tudo nos faz mal ou tudo nos faz bem , depende da perspectiva de cada um . Na minha nada nos faz mal , mas mesmo fazendo quem me dera comer agora um bocado do folar de Ousilhão
Um abraço para vós

H.B. disse...

Rosa dos Ventos : este ano lá calha e gostava que aparecesses , alguma coisa se há-de arranjar .

H.B. disse...

Anónimo : nós também gostávamos de te conhecer , ou saber quem és , pois podemos mesmo aparecer por aí .